Página inicial > Últimas Notícias > IFS é medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências 2021
É OURO!

IFS é medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências 2021

Criado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h37 | Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h37 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h14

Já é tradição! O IFS, mais uma vez, sai com êxito na competição nacional.

onc medalhas 2021Por: Rebeca Nunes (estagiária de Jornalismo), com supervisão de Monique de Sá

Anualmente acontece a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), competição voltada para estudantes dos ensinos fundamental e médio, que aborda conhecimentos nas áreas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. Neste ano, devido à pandemia, todas as etapas foram executadas de forma online, desde as inscrições, até as provas.

O resultado trouxe êxito, menções honrosas e medalhas. Felipe Argôlo do Campus Aracaju, por exemplo, foi medalhista de ouro. Já Cauã Borges, do Campus Estância, garantiu o bronze. Samuel Soares, Artur Simões, do Campus Aracaju, foram premiados com menções honrosas, assim como Felipe Barnabé, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) de Estância.

felipe argolo 2021Felipe Argôlo, aluno do 2º ano do Ensino Médio, conta que desde sempre teve interesse na ONC, pois por gostar de estudar e participar de olimpíadas do conhecimento, no IFS acabou descobrindo um mundo de oportunidades. “A Olimpíada não é algo difícil, você só precisa preparar seu lado intelectual e psicológico. Dependendo do seu resultado, premiações podem abrir diversas portas, o que só me deixou mais animado para participar”, disse o garoto.

Ele lembra que se surpreendeu com o resultado, o que trouxe muita alegria e ainda mais ânimo para participar de futuras edições. “Fiquei alguns segundos sem acreditar que tinha conseguido meu primeiro ouro, porém quando recarreguei a página a ficha caiu! Contei para meus pais e depois para alguns amigos, que também fizeram a prova. Foi muito bom poder comemorar com todos! ”.

caua borges 2021Outra medalha conquistada foi a de bronze, por Cauã Borges, aluno do 3º ano do Ensino Médio, do Campus Estância. Assim como Felipe, Cauã diz que sempre teve interesse na área de Ciências, principalmente em Biologia, e que participar da ONC era uma forma de colocar seus conhecimentos à prova.

“Acredito que o principal desafio foi administrar o tempo de resolução das questões de maneira a elaborar respostas com uma qualidade satisfatória. A participação na Olimpíada foi uma experiência enriquecedora desde o processo de preparação até mesmo a realização da prova”, garante Cauã. Após a conquista, o estudante diz se sentir realizado com o resultado: “por estar finalizando minha jornada no IFS, sinto como se estivesse colhendo os frutos de todo o aprendizado adquirido”.

Mérito de todos

anapaula gerente 2021Um fator de extrema importância no âmbito da educação é a motivação vinda dos estímulos gerados pelas instituições e seus professores. Ana Paula Cavalcante, gerente de ensino técnico do IFS Aracaju, ressalta que sempre ao receber alguma informação sobre as diferentes olimpíadas científicas, busca professores da área que se disponibilizam para coordenar o processo junto aos estudantes. A docente ainda acrescenta que a cada ano percebe maior interesse de participação nesses eventos por parte dos alunos.

Com o atual momento pandêmico, Ana Paula comenta que garantir o acesso e a permanência dos estudantes tem sido um desafio enorme. “Trabalhar com o ensino remoto sem permitir que ele seja um reflexo das desigualdades existentes ou daquelas que surgiram em virtude da pandemia tem sido desafiador. Sinto que estamos cumprindo com o nosso compromisso de ofertar uma educação pública e de qualidade que se traduz com o êxito dos nossos estudantes”, conclui a gerente.

registrado em: