Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com programação diversificada, IFS dá início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
18ª SNCT

Com programação diversificada, IFS dá início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Criado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 11h07 | Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 11h07 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 15h55

Evento tem como tema este ano: "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.


snct 2 2021Por: Monique de Sá

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) começou em grande estilo. Nesta segunda, 25, foi realizada a abertura do evento contando com a participação de professores, técnicos, alunos e pessoas da comunidade externa. No primeiro dia de atividades, os presentes participaram do 8º Congresso de Iniciação Científica (CIC), do 4º Seminário de Inovação (INOVAR) e, durante a noite, do 3º Seminário de Pesquisa de Técnicos Administrativos (SPTAE).

Na solenidade de abertura, o público foi agraciado com uma apresentação cultural inédita da Orquestra de Cordas do IFS com o Tema da Vitória de Eduardo Souto Neto, tendo arranjo, orquestração e regência do maestro Daniel freire e direção de arte do professor, Antônio José Santos.

Em sua fala, o diretor de Pesquisa e Pós-graduação e um dos organizadores da SNCT, Jaime Barros Neto, lembrou que este é um evento de grande importância no calendário acadêmico do Instituto, sendo voltado para a mobilização da população em torno de diversos temas e atividades da Ciência e da Tecnologia. “Valoriza também a criatividade, a atividade científica, a inovação e fomenta a popularização da ciência. A SNCT tem um efeito multiplicador, sendo um compromisso social”.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão do IFS, Chirlaine Gonçalves, agradeceu a presença de todos e ressaltou que a realização da SNCT só é possível graças a um trabalho que é feito de forma coletiva. “Feliz em estar aqui em mais um ano de SNCT. Infelizmente nem todas as pessoas que estavam aqui no ano passado estão este ano, mas queria agradecer a toda equipe pela organização do evento, por acreditar na Propex e no IFS. Esta é a nossa oportunidade de mostrar o que produzimos em pesquisa, extensão e inovação”, frisou a gestora.

A reitora do Instituto, Ruth Sales, recordou que o evento foi criado em 2004, através de um Decreto, com o intuito principal de popularizar a ciência, fazendo divulgação científica.

“Sou apaixonada pela SNCT. Desde o início viemos realizando-a com muito gosto e comprometimento dentro da nossa instituição. Ela tem por objetivo fazer essa integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão e de forma transversal, a inovação. Esse evento é importante para todos nós porque é um momento que integramos toda a instituição e apresentamos a toda sociedade sergipana o que o IFS vem realizando”, explicou a reitora.

snct 1 2021Dando início aos trabalhos, no turno da manhã foi realizado o 8º Congresso de Iniciação Científica do IFS (CIC). O público pôde conferir duas palestras. A primeira tratou sobre os pactos e impactos da pesquisa na formação dos estudantes e contou com a mediação da professora do IFS, Elza Ferreira, e da palestrante, Fátima Peres, docente do Instituto Federal Catarinense (IFC).

snct 4 2021Logo após, foi a vez de discutir sobre “Educação no mundo 4.0 – experiência nacional do Programa Oficinas 4.0”, com participação do professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Rodrigo Varejão, e mediação da professora do IFS e diretora-geral do Campus Estância, Sônia Albuquerque.

Seminário de Inovação
Com coordenação da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo do IFS (Dinove), o público pôde participar também do 4ª Seminário de Inovação (Inovar), evento que ocorreu durante a tarde e em sua programação contou com palestras e uma mesa-redonda.

O primeiro momento foi uma palestra intitulada: “Cidades inteligentes - conceitos, contraconceitos e indicadores”, cuja mediação foi do docente e diretor do Campus Lagarto, José Osman dos Santos e participação do professor, também do IFS Lagarto, Ricardo Monteiro.

No segundo momento, os debates foram em torno do tema: “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a atuação da Huawei com institutos de pesquisa”. A ideia da palestra surgiu de um convite e parceria que o IFS está realizando com a empresa. Para tratar do assunto, foi convidada a gerente de estratégias e ecossistemas da Huawei, Mariani Passos.

snct 3 2021Ainda durante a tarde, os participantes puderam conferir uma mesa-redonda sobre o “Jovem empreendedor e a educação empreendedora”. O objetivo da mesa foi tratar a importância do empreendedorismo no dia a dia das pessoas e desmistificar alguns conceitos que as pessoas têm em torno do tema. Para isso, foi convidado o egresso do curso de Eletrônica do Instituto, Mateus Costa Teles; a professora do IFS Tobias Barreto, Wanusa Campos; e a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e gestora do Programa de Educação Empreendedora, Débora de Aragão.

Seminário de Pesquisa de Técnicos Administrativos

E a vasta programação do primeiro dia da 18ª SNCT não parou por aí! Em um momento especial, alusivo ao Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama, o público prestigiou o 3º Seminário de Pesquisa de Técnicos Administrativos (SPTAE).

snct 5 2021As atividades tiveram mediação da professora do IFS e coordenadora de Apoio à Pesquisa, Valéria Oliveira e como palestrantes: Isabella Sampaio, professora da Faculdade Estácio, que abordou o tema: “Saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama”; e Chirlaine Gonçalves, que tratou sobre: “A dor e a delícia de viver”.

No primeiro dia de SNCT, durante os três turnos, foram mais de 17 mil visualizações no canal oficial do Instituto no YouTube, local de realização das atividades do evento. A programação acontece até sexta, 29, e o IFS conta com a participação de todos!
Perdeu algum momento do primeiro dia e quer conferir? Clique em um dos links abaixo e não fique de fora!

18ª SNCT – 25/10/2021 – manhã
18ª SNCT – 25/10/2021 – tarde
18ª SNCT – 25/10/2021 – noite

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57