Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
curso técnico
Recursos Pesqueiros
 

  Sobre o curso

Compreende em um elenco de 27 (vinte e sete) disciplinas obrigatórias, hierarquizadas em 4 (quatro) períodos letivos. Sua integralização se dá em 02 (dois) anos.

Os conteúdos básicos e profissionalizantes são distribuídos por períodos e segue uma ordem de pré-requisitos interligados entre si, gerando estrutura interdisciplinar, pautada em aspectos técnicos, tecnológicos, sociais, éticos e ambientais.

A organização desse Curso se dará, em regime semestral e terá a sua estrutura curricular composta por disciplinas, as quais serão distribuídas em 04 períodos semestrais, cada período com duração de 18 semanas letivas, com tempo de aula com duração de 45 minutos.

A prática profissional do Curso Técnico de Nível Médio em Recursos será obrigatória, distribuídas entre as horas teóricas e práticas da carga horária de cada disciplina. O computo da carga horária destinada à prática profissional neste curso corresponde a 215 horas.

A atividade pesqueira, setor da agropecuária que envolve a pesca extrativa e a aquicultura, é uma nova fronteira na produção de proteína de alta qualidade que está se consolidando no Brasil, proveniente da demanda crescente por pescado devido à busca por um nível de segurança alimentar que vem a garantir a população uma expectativa de vida maior e com mais qualidade.

Considerando os altos índices de jovens e adultos com baixo grau de escolaridade e sem qualificação profissional, fato que inviabiliza a inserção destes no mundo do trabalho e no tecido social, é que o IFS vem consolidar um dos princípios da sua função social, que consiste na democratização da Educação.

Assegurar a oferta de cursos nas modalidades subsequente ou concomitante da Educação Profissional ao Ensino Médio àqueles que não tiveram acesso aos bens produzidos socialmente, dando-lhes condições de efetivar a sua cidadania, através da elevação do grau de escolaridade e da educação profissional, consolidará esse princípio.

Ao constatarem-se demandas nessa área, principalmente pelas comunidades pesqueiras, produtores locais, e pelas empresas prestadoras de serviços e/ou serviços de atuação autônoma, há que se considerar que a oferta do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros na modalidade subsequente será inédita na região e extremamente oportuna, haja vista as iniciativas da educação profissional nessa área serem insipientes no Estado de Sergipe, havendo uma demanda contida por profissionais qualificados, para atuarem nos Processos de Produção e na Gestão Pesqueira e Aquícola.

O território da região sul do Estado abrange os municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba, totalizando uma população de 89.282 habitantes e contam com 3.953 alunos matriculados no ensino médio. O município de Estância responde pela maior parte deste número, com uma população de 64.409 e 2.511 alunos matriculados no ensino médio (IBGE, 2009). Deste total de alunos matriculados no ensino médio, a cada ano aproximadamente 700 alunos concluem o ensino médio em Estância, os quais são potenciais candidatos para os cursos técnicos.

Esta região tem uma forte tradição na área da pesca, com 26 comunidades pesqueiras, sendo 12 em Estância, seis em Santa Luzia e oito em Indiaroba, além de inúmeras organizações sociais de pescadores. Estas comunidades praticam diversos tipos de pesca, como também algumas destas se dedicam a piscicultura e carcinicultura.

De acordo com estudo realizado para levantamento das áreas potenciais para o cultivo do camarão marinho em Sergipe, nas bacias dos Rios Piauí e Real, existem 14 empreendimentos já instalados numa área alagada de 100 hectares, no entanto, existem nestas bacias 5.000 hectares de áreas potenciais para o desenvolvimento da aquicultura (CODISE, 2004) .

O Curso Técnico em Recursos Pesqueiros na modalidade subsequente, no município de Estância, localizado no território sul do Estado de Sergipe. Atende a uma determinação legal, contempla uma demanda de inclusão dos segmentos socialmente expropriados da escolaridade e de uma profissionalização, viabilizando de maneira digna e efetiva a inserção destes no tecido social, com possibilidade de exercerem a cidadania plena.

O Técnico em Recursos Pesqueiros será um profissional versátil que desenvolverá em sua formação conhecimentos e saberes técnico-científicos, culturais, ambientais e sócio laborais, que lhe possibilitem atuar como prestador de serviços nas áreas de produção pesqueira e aquícola, planejamento e gestão dos recursos pesqueiros, ecologia e educação ambiental, controle da qualidade do pescado, gestão de empreendimentos aquícolas e de embarcações, terá conhecimento de oceanografia e meteorologia, navegação marinha e beneficiamento do pescado.

Campus Estância

O Campus Estância é fruto da segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovido desde 2005 pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Em 2008 foi autorizada a construção de 150 novos campi pelo país, dentre os quais o do município de Estância, na região Sul de Sergipe.

A criação do Campus em Estância busca promover o desenvolvimento sustentável da região Sul por meio da oferta de cursos e programas que possibilitem a qualificação técnica e inclusão social da população e, concomitantemente, através da realização de pesquisas e de inovações tecnológicas que possibilitem a supressão das principais demandas socioeconômicas regionais. Os cursos ofertados atualmente são de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros, Aquicultura e Engenharia Civil.

Em outubro de 2014 o Campus Estância foi transferido das instalações provisórias na antiga Escola de Comércio para o bairro Cidade Nova. O novo prédio é dotado de três blocos com 12 salas de aula para até 50 alunos, 13 laboratórios, biblioteca, cantina, área de convivência e mais a área administrativa, que inclui, entre outras coisas, auditório, sala dos professores, departamento médico, setor financeiro e de apoio ao ensino. O terreno tem cerca de 55 mil m2, dos quais 5.597,65 m2 são de área construída. A estrutura tem capacidade para receber 1.200 estudantes, nos três turnos, o que irá mais que dobrar a capacidade atual.

Duração: 2 anos (subsequente)





 

  Mercado de trabalho

• Instituições públicas e privadas do setor aquícola
• Empresas de beneficiamento de pescado
• Laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda e de forma autônoma.
• Realizar atividades de cultivo de peixes, moluscos e crustáceos, bem como atividades de pesca extrativa em rios, mares e lagos;

Realiza atividades de cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas, bem como atividades de pesca extrativa em rios, mares e lagos. Prepara tanques e viveiros para produção aquícola. Auxilia na condução de embarcação a áreas de pesca, realizando operações de embarque e desembarque. Além de:


• Preparar tanques e viveiros para produção aquícola;
• Auxiliar na condução de embarcação nas áreas de pesca, realizando operações de embarque e desembarque;
• Realizar procedimentos de armação;
• Trabalhar no beneficiamento do pescado;
• Elaborar, planejar e gerenciar projetos aquícolas e de pesca;
• Realizar controle e monitoramento de efluentes;
• Realizar atividades de pesquisa e extensão;
• Atuar na iniciativa privada, iniciativa pública, organizações do terceiro setor ou como empreendedor;
• Auxiliar nas áreas de engenharia de pesca, engenharia de produção, biologia, oceanografia, agronomia, veterinária, zootecnia entre outros;
• Atuar na produção, gestão e planejamento dos segmentos da tecnologia do pescado, tanto da pesca quanto da aquicultura;
• Aplicar a legislação e as normas ambientais vigentes para a atividade;
• Acompanhar obras de construções e instalações voltadas para aqüicultura;
• Aplicar e desenvolver técnicas de beneficiamento de pescados;
• Elaborar, acompanhar e executar projetos da cadeia produtiva;
• Executar atividades de extensão e gestão na cadeia produtiva.
 

  Matriz curricular

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE RECURSOS PESQUEIROS
18 semanas
DISCIPLINACARGA HORÁRIAREQUISITOS
CréditosAulaHoraTeóricaPrática
Português Instrumental - 54 40,5 40,5 - -
Ciências Aplicadas - 54 40,5 40,5 - -
Informática Aplicada - 54 40,5 28,35 12,15 -
Introdução a Pesca e a Aqüicultura - 54 40,5 40,5 - -
Biologia dos Animais Aquáticos - 72 54 37,8 16,2 -
Introdução a Iniciação Científica - 36 27 18,9 8,1 -
Introdução a Construção Naval - 36 27 18,9 8,1 -
Relações Interpessoais no Trabalho - 36 27 27 - -
Aquicultura especial - 54 40,5 28,35 12,15 Biologia dos Animais Aquáticos
Navegação - 36 27 18,9 8,1 -
Piscicultura e Limnologia - 108 81 56,7 24,3 Biologia dos Animais Aquáticos
Educação Ambiental na Gestão Pesqueira - 54 40,5 28,35 12,15 -
Inglês Instrumental - 36 27 27 - -
Segurança no Trabalho, Primeiros Socorros e Salvatagem - 36 27 27 0 -
Máquinas e Motores Marítimos - 54 40,5 28,35 12,15 -
Tecnologia do Pescado - 108 81 56,7 24,3 -
Associativismo e Cooperativismo - 36 27 28 0,0 -
Carcinicultura - 72 54 37,8 16,2 Biologia dos Animais Aquáticos
Topografia aplicada - 36 27 18,9 8,1 -
Elementos da Oceanografia e Meteorologia - 54 40,5 28,4 12,2 -
Malacocultura - 72 54 37,8 16,2 Biologia dos Animais Aquáticos
Nutrição dos Organismos Aquáticos - 54 40,5 40,5 - -
Ecologia dos Ecossistemas Aquáticos - 36 27 18,9 8,1 -
Administração e Economia Pesqueira - 36 27 27 - -
Tecnologia Pesqueira - 72 54 37,8 16,2 -
Extensão Pesqueira - 54 40,5 40,5 - -
Construções Aquícolas - 36 27 27 - Topografia
Total-14401080865,35215*

 

 

  Infraestrutura

Instalações e Equipamentos
DependênciasQuantidade
Sala de Direção 01
Sala de Coordenação 01
Salas de Aulas para o curso 02
Sanitários 02
Pátio Coberto/Área de Lazer/Convivência 02
Setor de Atendimento/Tesouraria 01
Auditórios 01
Sala de Áudio/Salas de Apoio 01
Biblioteca 01
Laboratório de Informática (uso comum) 01
Laboratório de Aquicultura 01
Laboratório de Beneficiamento do Pescado 01
Laboratório de Tecnologia Pesqueira 01
 

  Contato

Coordenação de Recursos Pesqueiros:Prof. Mirela Assunção Simões
Telefone:
(079) 99021232- IFS- Campus Estância
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Campus Estância:
Professor Robson Silva de Lima
Telefone: (79) 3711-3291
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  PPC

 

Leia aqui o PPC (Projeto Pedagógico do Curso)

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1354
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=7903