Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa de Gestão
Início do conteúdo da página

PROGRAMA DE GESTÃO NO IFS

Escrito por SAVIO SANTOS MENEZES | Criado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 10h27 | Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 10h27 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2022, 16h49


O QUE É O PROGRAMA DE GESTÃO?

Programa de gestão é uma ferramenta de gestão autorizada em ato normativo de Ministro de Estado e respaldada por norma de procedimentos gerais. Ele disciplina o exercício de atividades em que os resultados possam ser efetivamente mensurados e cuja execução possa ser realizada pelos participantes com dispensa de controle de frequência. A sua previsão legal consta na Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020. No âmbito do IFS, o Programa de Gestão foi regulamentado pela Resolução CS/IFS nº 107, de 10 de dezembro de 2021.
 
  
WhatsApp Image 2022 05 20 at 15.15.00 4

Acesse aqui o Manual de uso do SUSEP

  
LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO PROGRAMA:
 
- INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30.04.2021: Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão..
 
- PORTARIA MEC nº 267, de 30.04.2021: Autoriza a implementação do programa de gestão pelas unidades do Ministério da Educação - MEC e de suas entidades vinculadas.
 
ESTUDOS PRELIMINARES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO: Estudo de viabilidade para implementação do Programa de Gestão no Instituto Federal de Sergipe - IFS.
 
- RESOLUÇÃO CS/IFS Nº 107, DE 10.12.2021: Aprova o Regulamento do Programa de Gestão, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS.
 
- DECRETO n° 11.072, de 17.05.2022: Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
______________________________________

RELATÓRIO FINAL - PROJETO PILOTO PARA A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO: Trata-se de relatório final da comissão responsável pelo acompanhamento do piloto do Programa deGestão (PG) no IFS, fazendo testes de viabilidade, inclusive com sistemas adequados para a devida instituição do Programa no Órgão.


FASES DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA
 
Fases Programa de Gestão
 
 
ORDEM PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO
 
Foi decidida, em sorteio realizado em live aberta à comunidade, no dia 13.05.2022, a ordem para a implantação do Programa de Gestão na Instituição. Assim, o referido Programa ingressará nesta ordem, conhecida também por fase, nos seguintes setores e Unidades do Órgão:
  

Fase/Sequência

Setor

Fase/Sequência

Setor

1ª Fase

PROGEP e PRODIN

8 Fase

Campus Lagarto

2ª Fase

Campus São Cristóvão

9 Fase

Gabinete/DCOM

3ª Fase

Campus Campus N.Sra. do Socorro

10 Fase

Campus Aracaju

4º Fase

PROPEX

11 Fase

PROAD

5 Fase

PROEN

12 Fase

Campus Estância

6 Fase

AUDINT/Procuradoria

13 Fase

Campus Propriá

7 Fase

Campus Itabaiana

14 Fase

Campus Tobias Barreto


 

INFORMAÇÕES RELEVANTES ENQUANTO NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

 Trata-se de informações e arquivos organizadas para auxiliar o servidor/chefia quando pretender iniciar o Programa de Gestão no seu setor.

- Fluxo/Mapeamento das ações para cadastro no Programa de Gestão: Conheça nesta área o "Fluxo de Atividades sobre o Programa de Gestão". Nela, o servidor/chefia consegue identificar e tomar conhecimento do fluxo que precisará seguir desde o cadastro no Programa até a sua execução. É a primeira opção da relação de Mapeamentos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
 
- Termo de Aceite: definido em documento de Resolução, este Termo é solicitado no sistema quando o servidor cadastra a sua intenção em aderir ao Programa e o informa à sua chefia, caso necessário. 

- Planejamento Incial: este é uma sugestão de planejamento semanal que o servidor pode utilizar para difinir as suas atividades semais para o cumprimento do informado no sistema, organizando melhor a sua rotina de trabalho.

- Tabela Geral de Atividades: Trata-se da relação de atividades que todos os setores do Instituto informou previamente para cadastro em sistema. Estas Atividades estão no sistema SISGP-SUSEP, mas podem ser visualizadas também neste arquivo.
Obs.:Vale lembrar que, de acordo com possíveis novas considerações de atividades por parte dos diversos setores desta Instituição, esta Tabela pode presentar frequentes atualizações.
 
 
CAPACITAÇÕES PERTINENTE AO PROGRAMA:

Para participação no Programa de Gestão, a fim de obter novas competências e habilidade, sugere-se que os servidores e gestores façam os cursos com a certificação avançada da Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, Escola Virtual.Gov e EVG:

- Programa de Gestão (Parte I – Público em Geral): https://www.escolavirtual.gov.br/programa/43;

- Programa de Gestão (Parte II – Chefias): https://www.escolavirtual.gov.br/programa/42.
 
 
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROGRAMA:
 
 Neste breve Relatório constam perguntas frequentes sobre à Intrução Normativa n. 65/2020, que instituiu o Programa de Gestão:

- Relatório com perguntas.

 Para consultas sobre o Programa de Gestão, favor contactar a equipe de apoio por meio do endereço de e-mail: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página