Página inicial > Últimas Notícias > IFS segue com inscrições abertas para 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
POPULARIZAÇÃO DA C&T

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 08h59 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 08h59 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 08h33

Evento faz parte do calendário acadêmico do IFS, sendo voltado para divulgação de pesquisas científicas

Card SNCT 1 1A partir da próxima segunda, 28, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) tem um encontro marcado para o maior evento de popularização da ciência e divulgação científica da instituição: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O prazo para submissão de trabalhos já se encerrou, mas interessados podem ainda se inscrever, por meio do SisPubli, para participar do evento.

Em sua 19ª edição, a SNCT tem como tema: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, sendo realizada de forma on-line nos dias 28 e 29/11 no canal oficial do IFS no YouTube; e de forma presencial nos campi entre os dias 30/11 e 02/12.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que teve início em 2004, quando foi instituída por meio de decreto presidencial. Tem o intuito de mobilizar a sociedade como um todo, em torno de temas e atividades de C&T, proporcionando um espaço democrático para discussão da pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Além disso, o evento oportuniza a apresentação de projetos desenvolvidos na instituição e seus impactos e aproveitamento na sociedade. A partir dela são ofertadas experiências únicas de trocas de conhecimentos, novas possibilidades de aproximação com o mercado de trabalho e a sociedade, o surgimento de ideias inovadoras, novos questionamentos e o despertar para novos projetos.

Durante a SNCT estarão inseridos na programação: o 9º Congresso de Iniciação Científica (CIC), com as mesas-redondas: “Cientistas nos IF’s - nossas principais contribuições à ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e “Perspectivas de Futuro - o que se espera da ciência, da tecnologia e das inovações para os próximos 200 anos no Brasil”. Além do CIC, será realizada também a 7ª Semana de Extensão Tecnológica (SEMEXT).

O tema deste ano propõe a integração da SNCT às comemorações dos 200 anos da Independência, que busca refletir sobre esse processo histórico na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

Realização

O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e nos campi pelas Coordenações de Pesquisa e Extensão (Copex). Além disso, conta com o apoio do Departamento de Inovação e Empreendedorismo (Dinove), da Coordenação de Publicações (Public), da Editora do IFS (EDIFS) e da Assessoria Internacional (ASSRI).

Participam também como colaboradores para a realização da SNCT: Secretarias e Escolas Municipais e Estaduais de Ensino, espaços destinados à cultura, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Saiba mais, clicando aqui!

registrado em: