Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa > Professores do IFS são premiados no 10º Congresso Nacional de Pesquisa e Inovação

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 11h26 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
logo-connepi-2015Entre os dias 30 do mês passado e 3 de dezembro, professores e alunos foram até Rio Branco, no Acre, representar o Instituto Federal de Sergipe (IFS) no 10º Congresso Nacional de Pesquisa e Inovação (Connepi). Na oportunidade, os estudantes bolsistas do convênio IFS/Petrobrás fizeram exposições de três trabalhos, enquanto os docentes realizaram explanações que renderam o primeiro lugar na categoria de melhor banner, na área de engenharia, e a segunda colocação geral na apresentação oral.

Umas das premiadas no Connepi foi Sheyla Alves Rodrigues, professora do curso de Agronegócio do IFS - Campus Itabaiana. Ela obteve o segundo lugar geral com a apresentação do trabalho "Análise Etnofarmacológica das plantas medicinais utilizadas pela população da Agrovila, em Itabaiana, Sergipe". A exposição foi resultado de uma pesquisa de campo realizada com dois alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr.).

A investigação de Sheyla teve como objetivo descobrir quais eram as plantas e as partes dela que os membros da comunidade usavam para o tratamento de doenças. "Após essa primeira etapa, comparamos o resultado com o que havia na literatura científica para ver se existia uma relação verdadeira". As descobertas obtidas com o trabalho deram origem a uma cartilha que foi distribuída entre os moradores do bairro.

A apresentação "Viabilidade econômica e financeira para implantação de uma usina de reciclagem de Resíduos de Construção Civil (RCC) no município de Lagarto – SE", de autoria de Valmir do Carmo Prata, docente do IFS – Campus Lagarto, também foi premiada no Connepi com o primeiro lugar na área de engenharia.

Alunos

Além dos professores, alunos bolsistas do convênio IFS/Petrobrás também realizaram apresentações no evento. Jeyse Santos Paixão e Kevin William Muhlstedt Souza levaram ao Connepi o trabalho "Eficiência no consumo de energia elétrica aplicada em processos industriais". Já o bolsista Alan David Ribeiro dos Santos e o orientador Douglas Vieira Leite expuseram o banner "Estimativa da radiação solar global no município de Lagarto através do modelo de Angstrom-Prescott".

Outra pesquisa desenvolvida dentro do IFS e fruto do convênio com a Petrobrás também foi alvo de apresentação no Connepi. De autoria dos bolsistas David Santos de Santana, João Marcos Oliveira Cruz e José Roberto Fontes Júnior, sob a orientação de Ricardo Monteiro Rocha, a apresentação entrou na categoria "Mostra Tecnológica" e versou sobre a "Análise dos riscos para formação de atmosferas explosivas em terminais de regaseificação de GNL".

O Connepi

Promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, tem como objetivo difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios das instituições de ensino que integram a Rede Federal.