Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Extensão e Cultura > Desafio de matemática estimula criação de produtos para educação inclusiva
Início do conteúdo da página
COMPETIÇÃO

Desafio de matemática estimula criação de produtos para educação inclusiva

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 12h07

mathday bannerInteressados podem enviar seus protótipos até o dia 25 de abril; Iniciativa busca comemorar o Dia Nacional da Matemática

Até o dia 25 de abril, professores e alunos podem participar do Desafio Math Day, que consiste no desenvolvimento de protótipo de produtos educacionais voltados ao ensino da matemática no contexto da educação inclusiva, que é aquela voltada às pessoas com algum tipo de deficiência. Os autores dos melhores projetos farão uma oficina sobre “Criatividade e Inovação na Educação” para aprimorarem seus trabalhos. A iniciativa faz parte da programação de celebração do Dia Nacional da Matemática, o qual é comemorado no dia 6 de maio.

Os produtos submetidos serão julgados por uma comissão formada por professores do curso de licenciatura em matemática e membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O desafio contará com duas etapas: entrega do material via formulário e apresentação presencial no formato de pitch de 3 minutos. Para escolher o vencedor, serão levados em conta critérios como inovação, viabilidade técnica e abrangência.

A proposta de aplicar a matemática dentro do contexto da educação inclusiva não é nova, mas possui poucos adeptos no Brasil. Para facilitar a compreensão das pessoas com deficiências dos processos que envolvem números, figuras e frações, podem ser utilizados, por exemplo, aplicativos para celulares, jogos analógicos,  materiais didáticos manipuláveis, jogos, imagens animadas, animações, vídeos e podcasts. No IFS, há produtos para dispositivos móveis disponíveis para download que podem ajudar autistas e dislexicos a se envolverem no universo matemático.

De acordo com Danilo Lemos Batista, professor de matemática do Campus Aracaju e idealizador do desafio Math Day, a competição científica foi pensada para promover espaços de desenvolvimento tecnológico voltados ao ensino da matemática. “Nosso intuito é o de criar uma cultura empreendedora e focada na inovação tanto para os alunos da licenciatura em matemática como para os estudantes dos demais cursos ofertados em todos os campi IFS”, explica o docente.

Produtos matemáticos

Vinculado à licenciatura em matemática, existe o projeto de extensão chamado Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática (Mideam), cujo objetivo é promover uma apropriação das tecnologias da informação e comunicação e desenvolver melhorias nos processos de ensino-aprendizagem de temas de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. Já estão disponíveis, dentro do contexto do projeto, tutoriais, manuais, apostilas, atvididades e aplicativos que ajudam a facilitar a compreensão da disciplina ligada aos cálculos.

Fim do conteúdo da página