Página inicial > Últimas Notícias > Ensino > Aula inaugural do Mestrado em Turismo será realizada na segunda, 2

Aula inaugural do Mestrado em Turismo será realizada na segunda, 2

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2016, 09h14 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Mestrado-em-turismoO desenvolvimento das pesquisas científicas no Instituto Federal de Sergipe (IFS) entrou em um novo patamar este ano. A mudança positiva foi possível graças à implantação do Programa de Mestrado Profissional em Turismo (PPMTUR) – o novo curso promete impulsionar a investigação acadêmica institucional através do fomento à pesquisa em nível de pós-graduação em áreas como gestão de destinos turísticos e turismo de base comunitária. O pontapé inicial será dado na próxima segunda, 2, com a realização da aula inaugural. O evento acontecerá às 14h no auditório da sede do Pronatec.

O primeiro processo seletivo do PPMTUR foi realizado este ano e contou com a participação de 53 candidatos, dos quais 10 foram aprovados. A alta procura se justifica pelo enfoque inédito no nordeste do curso – a gestão do turismo – e a grande qualidade do corpo docente: no total, são 11 professores efetivos com titulação de doutorado ou pós-doutorado. O PPMTUR foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o conceito três e está dividido em duas linhas de pesquisa: Gestão de Destinos Turísticos - Sistemas, Processos e Inovação (DTPI) e Gestão de Turismo de Base Comunitária (GTBC).

A aula magna será proferida pela Prof. Drª Mirian Rejowski, da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, que vai abordar "os cenários da pós-graduação em turismo no Brasil e os desafios da pesquisa". O tema da palestra vai ao encontro das necessidades de qualificação dos profissionais e pesquisadores: o IFS está sendo pioneiro na oferta de capacitação qualificada para os envolvidos no setor. Sergipe, apesar de ser um estado com vocação para o turismo, ainda não possuía uma pós-graduação stricto sensu - os interessados em desenvolver pesquisas precisavam dar continuidade aos estudos em alguma instituição de ensino de outra região.

O reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, comemora o início das aulas do Mestrado Profissional em Gestão do Turismo e parabeniza a da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) pela competente condução das atividades acadêmicas. Ribeiro comenta que o lançamento do curso é o primeiro de outros que virão. "Está previsto no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a implantação de três cursos de mestrado e/ou doutorado até dezembro de 2019. E eu não tenho dúvida que essa equipe tem competência e determinação para alcançar essa meta", finaliza.