Página inicial > Últimas Notícias > Tobias Barreto > Semana Acadêmica debate os caminhos atuais da formação profissional
PESQUISA E INOVAÇÃO

Semana Acadêmica debate os caminhos atuais da formação profissional

Escrito por ANA PAULA CADETE DE ARAUJO VIANA | Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 13h07

Realizado nos dias 17 e 18 de abril, evento teve como objetivo fomentar a pesquisa, a aprimoração do conhecimento e a socialização de experiências desenvolvidas no ensino técnico

IMG 5596A comunidade discente do Instituto Federal de Sergipe - Campus Tobias Barreto, bem como a comunidade externa, tiveram nos dias 17 e 18 de abril uma grande oportunidade de participar de diversas ações de extensão. Com o tema “Pesquisa e Inovação – Eixos da nova sociedade”, foi promovida a 2ª Semana Acadêmica da unidade, tendo como objetivo fomentar a pesquisa, a aprimoração do conhecimento e a socialização de experiências desenvolvidas no ensino técnico.

A abertura do evento, engrandecida pela apresentação musical dos alunos Luma Almeida e Lucas Vieira, contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, do coordenador de Pesquisa e Extensão, Christiano Santos, do diretor-geral do campus, Sérgio Costa, da gerente de ensino, Giceli Formiga, bem como da comunidade docente e discente do Campus Tobias Barreto.

IMG 5512Repleto de atrações capazes de colocar os estudantes em contato com as novidades do setor de tecnologia da informação e de mercado, a 2ª Semana Acadêmica proporcionou aos alunos e público externo variados minicursos que abordaram temas atuais de importância para a educação técnica, desenvolvidos pelos professores Claifton Carmo, Flaygner Rebouças e Tatiane Böehmer. A programação contou ainda com duas palestras de professores convidados. “A Inteligência Artificial em nosso dia a dia” foi o tema abordado pelo professor doutor José Augusto Andrade e o professor Alex Sandro de Carvalho apresentou o tema "Gestão de Projetos de TI - Boas práticas e Framework".

Além da programação diversificada com palestras e minicursos que tiveram ampla participação, o presidente do comitê, professor Eduardo Carpejani, realizou a Feira de Empreendedorismo, onde os alunos tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade o resultado do que aprenderam em sala de aula, por meio da apresentação de ideias inovadoras de soluções para o mercado. Foram apresentados aplicativos com foco no arranjo produtivo local, com os temas "Compra Fácil", "Confecções On ", "Faz Feira", além da ideia inovadora denominada " Bar Bearia", todos esses, atuando como intermediadores e facilitadores de compras e vendas. O Campus Tobias Barreto encerrou as atividades da sua 2ª Semana Acadêmica proporcionando ao público uma belíssima apresentação musical feita pelo aluno Elmer Pena.

IMG 557Para Ruth Sales, pró-reitoria de de Pesquisa e Extensão, convém articular estratégias que incentivem a intervenção educativa em seus três níveis - sala de aula, escola e comunidade. "O Instituto Federal de Sergipe tem a missão de promover a educação desenvolvendo suas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Essas ações fazem com que o Instituto seja um modelo de educação de qualidade para toda a região", destacou a pró-reitora.

"O Instituto Federal de Sergipe foca no tripé: ensino , pesquisa e extensão. É baseado nisso que o Campus Tobias Barreto busca promover e motivar projetos visando o desenvolvimento dos tobienses. As semanas acadêmicas são uns dos eventos promovidos mais importantes para atingir esse objetivo, pois permitem aos discentes colocarem em prática as teorias vivenciadas nos cursos e socializar essas práticas e discursos", ressaltou o diretor-geral do Campus, Sérgio Costa.

O coordenador de Pesquisa e Extensão, Christiano Santos, enfatizou a importância do evento realizado em conjunto com a Gerência de Ensino, destacando o sentimento gratificante que foi constatar o bom desempenho e potencial dos alunos em alcançar seus objetivos. “A Semana Acadêmica foi um momento de fortalecimento e aproximação dos discentes com a real proposta dos seus cursos técnicos, o que fez com que aprimorassem os conhecimentos técnicos e científicos tão importantes para sua formação profissional", disse.