Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Novos laboratórios vão ampliar conhecimentos dos alunos de Turismo

Novos laboratórios vão ampliar conhecimentos dos alunos de Turismo

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 09h59 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

DSCN1865 b 700pxOs cursos de Hospitalidade e Lazer (técnico) e Gestão em Turismo (superior) do Campus Aracaju ganharam dois novos laboratórios: Hospedagem e Alimentos e Bebidas. A entrega foi feita na manhã de sexta-feira, dia 17 de abril, pelo reitor do Instituto Federal de Sergipe, Ailton Ribeiro, e o diretor-geral Elber Ribeiro. A solenidade de inauguração reuniu dirigentes, professores, técnicos administrativos e estudantes.

DSCN1760 700pxOs laboratórios estão instalados na área onde funcionava a sala da coordenação de Turismo, que foi transferida, no ano passado, para um dos blocos administrativos do Campus Aracaju. Esses espaços vêm se somar a outras conquistas do curso, e possibilitará o intercâmbio entre os alunos do curso técnico de Hospitalidade e Lazer com a graduação em Gestão de Turismo.

Em seu discurso, o reitor Ailton Ribeiro disse que desde 2010, quando assumiu o seu primeiro mandato, o IFS está sendo contemplado com investimentos em equipamentos de ponta, modernização do acervo bibliográfico, infraestrutura física e capacitação de servidores (docentes e técnico-administrativos) para garantir mais qualidade ao ensino, pesquisa e extensão.

DSCN1782 b 700pxProfessor Ailton destacou os programas de concessão de bolsas para os alunos que incentivam a iniciação científica e combatem a evasão escolar, e anunciou que o IFS está empenhado para realizar o primeiro mestrado profissional em Gestão Pública exclusivamente para os servidores administrativos.

O reitor lembrou a importância do apoio do governo federal na liberação dos recursos para execução dos projetos e programas executados pelo Instituto Federal de Sergipe. Ele também falou a respeito das obras no Campus Aracaju, e, segundo ele, após a reforma, a instituição terá um prédio de padrão internacional, tendo como referência o projeto de engenharia e arquitetura das melhores universidades do mundo.

“Estamos trabalhando para produzir excelentes resultados. É um conjunto de possibilidades que colocamos à disposição de todos, e a comunidade acadêmica deve se apropriar de todos esses benefícios”, declarou.

DSCN1777 c 700pxTrabalho coletivo

Para o diretor-geral, Elber Gama, os laboratórios ajudarão nas atividades de ensino, aliando a teoria à prática para fortalecer a formação do aluno. Ele ressaltou que a inauguração desses espaços é fruto de um trabalho coletivo da administração do Campus Aracaju, docentes e discentes dos cursos de Hospitalidade e Lazer e Gestão em Turismo.

“Essa conquista é resultado do somatório de esforços. Na verdade, é o início de uma grande caminhada”, disse professor Elber, acrescentando que os alunos são a razão de ser da instituição, o que justifica toda a preocupação da Direção Geral na qualidade do ensino e futuro profissional dos discentes.

DSCN1781 b 700pxA pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, acompanhada por sua equipe, participou da inauguração e , em seu discurso, parabenizou os professores da Coordenação de Turismo que aproveitaram editais da Propex para inscrever projetos que ofertaram cursos de alimentos, bebidas e hospedagem à comunidade de diversos municípios.

Professora Ruth lembrou que por meio desses editais foram comprados os equipamentos utilizados nos cursos de extensão e esse material retornou para a instituição, sendo instalados nos laboratórios.

Excelência

Os professores Jorgenaldo Calazans dos Santos (coordenador do curso técnico de Hospitalidade e Lazer), Jaime da Silveira Barros Neto (ex-coordenador do curso superior de Gestão em Turismo), Luiz Gonçalves (coordenador do laboratório de Alimentos e Bebidas), Mirela Araújo (coordenadora do laboratório de Hospedagem) e Mary Nadja Lima Santos (atual coordenadora do curso superior de Gestão em Turismo) fizeram uso da palavra destacando que a entrega dos novos laboratórios contribuirá para o curso obter do MEC o conceito de excelência. Na última avaliação, o tecnólogo obteve nota 4 (muito bom). Com os novos espaços, a área de Turismo passa a ter quatro laboratórios.

Os docentes relataram as conquistas que os cursos da área de turismo tiveram nos últimos anos; a aprovação de ex-alunos em mestrados, doutorado e em programas de qualificação internacionais; lembraram da luta dos ex-coordenadores e agradeceram o empenho da Direção Geral do Campus Aracaju, Reitoria e pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão que estiveram engajados na viabilização desses espaços.

Alunos do curso também discursaram enfatizando o orgulho e privilégio por estudarem no IFS Campus Aracaju.

DSCN1763 700px  DSCN1795 b 700px  DSCN1787 b 700px
 DSCN1804 b 700px  DSCN1779 b 700px  DSCN1767 c 700px