Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Diretor do Campus Aracaju parabeniza professores pelo seu dia
COMEMORAÇÃO

Diretor do Campus Aracaju parabeniza professores pelo seu dia

Criado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 12h13 | Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 12h13 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 10h44

Elber Gama destaca a luta dos profissionais por uma educação de qualidade

DSCN3701 b 800x600Na manhã dessa sexta-feira (14), o diretor geral do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, Elber Gama, divulgou mensagem parabenizando todos os profissionais do magistério pela passagem do dia do professor, comemorado nesse sábado (15).

“Sinto-me honrado em nesse momento poder saudá-lo, professor e professora! Embora tenha a certeza de que todos os dias são também do professor, aproveito esse 15 de outubro para parabenizá-los e ratificar nosso apreço e respeito para com aquele que está sempre atento e presente na luta por uma educação de qualidade, que emociona e se emociona de forma genuína em seu fazer cotidiano, que contagia com o otimismo e que transforma a utopia em realidade”, declarou.

Mensagem

Ser professor?
Sim, SER PROFESSOR!!!
É antes de tudo compreender-se através do outro.

Ser professor é doar-se intelectual e fisicamente,
Convicto de que todo esforço será válido,
Basta que para tanto tenha o aluno se apropriado do conhecimento,
Goste do que aprendeu e o permita também aprender.

Ser professor é ter a certeza que em longos anos de dedicação,
Toda aula é prepara com afinco e meticulosidade,
Assumindo características e detalhes exclusivos,
Nunca podendo ser uma repetição de outrora,
Porque a originalidade ser-lhe-á tão marcante,
Quanto seu amor para como a razão de ser do seu pensar: o aluno.

Ser professor é majestosamente atuar como atores e atrizes,
É cumprir com destreza a tarefa de decodificar a vida real,
Reduzindo o hiato entre o ser, o saber, o fazer e o aprender,
É possibilitar a compreensão holística das concepções,
É preencher o vazio com a oferta da ideia em constante mutação,
É suscitar a dúvida.

Ser professor é superar os obstáculos e o cansaço,
Através da sublime experimentação de um eterno aprendiz,
Que aprende e ensina diariamente.
Que duvida da própria dúvida.
Que não se conforma com a inércia.
Que possibilita o contraponto.
Que não se alicerça em dogmas.
Mas, sobretudo, que não se dar por vencido.

DSCN3467 b 800x600A origem

No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682. (Fonte: Wikipédia)