Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju possui 7º melhor curso de Engenharia Civil do país

Campus Aracaju possui 7º melhor curso de Engenharia Civil do país

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2015, 18h42 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSC 0277 b 800x600O curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju é o 7º melhor do Brasil e o mais bem avaliado de Sergipe. Essas informações foram divulgadas na última sexta (18) pelo Ministério da Educação (MEC) através do Índice Geral de Cursos (IGC). Os resultados referem-se ao ciclo de avaliação de 2014 das instituições e dos cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

DSCN3005 800x600O curso de Engenharia Civil obteve a faixa 4, em uma escala que varia de 1 a 5, ficando à frente dos cursos de universidades tradicionais como a federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Ceará (UFC) e de Minas Gerais (UFMG). O bom resultado atribuído pelo MEC advém da ótima avaliação dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do atendimento aos indicadores relacionados ao corpo docente, à infraestrutura, recursos e organização didático-pedagógicos, além dos demais insumos relativos ao funcionamento do curso.

IMGP0449 b 800x600De acordo com Adriana Virgínia Santana Melo, coordenadora do curso de Engenharia Civil, o bom desempenho perante o MEC mostra o esforço e a contribuição de diversos profissionais, como antigos coordenadores, corpos docente e administrativo, além dos próprios estudantes. “Nosso curso é novo, tem apenas três turmas formadas até agora. A boa nota demonstra que temos boa estrutura, laboratórios modernos, uma matriz curricular atual e professores empenhados”, explica Adriana.

IMG 20131003 163716 b 600x800Junto com a boa avaliação do curso de Engenharia, o ranking do MEC posicionou o IFS como a melhor instituição de ensino superior de Sergipe. A avaliação do MEC é feita de três em três anos através do Enade. Em 2014, foram classificados cursos como arquitetura, engenharias, ciências biológicas, letras, filosofia, pedagogia e demais graduações ligadas à área de tecnologia da informação. O índice leva em conta, ainda, a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).

Para o diretor geral do Campus Aracaju, Elber Ribeiro Gama, o resultado é fruto do trabalho coletivo de todos que fazem o IFS, em especial aqueles que labutaram diretamente na busca da consecução desses objetivos, dentre os quais se destacam os docentes e discentes do curso de Engenharia Civil do Campus Aracaju, a Reitoria e Direção Geral do Campus Aracaju, que através do trabalho profícuo dos setores administrativos da instituição subsidiaram as ações inerentes a atividade fim. “O foco continua e, além de mantermos esses excelentes resultados, devemos continuar envidando esforços para que os demais cursos da instituição logrem o mesmo êxito”, completa Elber.