Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Seminário sobre indicadores de qualidade será aberto quarta-feira
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

Seminário sobre indicadores de qualidade será aberto quarta-feira

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 10h22 | Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 10h22 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 14h49

O evento é gratuito e aceita inscrições de estudantes do curso superior de tecnologia em Saneamento Ambiental e áreas afins até hoje, dia 9, pelo Sistema de Publicações do Instituto Federal de Sergipe (Sispubli) http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/login

sanear se materiaO Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe vai dedicar dois dias desta semana para discutir temáticas relevantes e atuais sobre o amplo campo do saneamento básico e do saneamento ambiental, com especial interesse na realidade de Sergipe. O 1º Seminário de Saneamento Ambiental do IFS, Senear-SE, acontecerá quarta e quinta-feira, 11 e 12 de abril, a partir das 19h, na sala 1-S.

Com a escolha da temática Indicadores de Qualidade Ambiental em Saneamento, o evento pretende contribuir com o debate sobre avaliação de infraestrutura e dos serviços de saneamento, sem perder de vista a questão socioambiental na qual está inserida.

A qualidade ambiental é a meta maior das ações e iniciativas de saneamento, e para tanto, a escolha de dados, a utilização de indicadores, índices e o uso de ferramentas de geoprocessamento contribuem fortemente na definição de parâmetros adequados e na seleção de estratégias de monitoramento do meio ambiente.

“A compreensão da dinâmica dos sistemas de indicadores ambientais, na perspectiva da tão almejada qualidade do meio ambiente, convida a reflexões a respeito da sustentabilidade em seus mais variados âmbitos”, afirma o professor doutor José Wellington Carvalho Vilar, coordenador do evento. Segundo ele, a discussão sobre parâmetros de qualidade ambiental e indicadores de vulnerabilidade seguramente ampliará o conhecimento a respeito do saneamento, envolvendo questões sobre inovações e potencialidades nesse campo do conhecimento.

O evento reunirá especialistas, pesquisadores e professores e espera-se que os alunos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFS e de áreas afins dialoguem com questões associadas à qualidade do meio ambiente, em conexão com os principais subcampos do Saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

O seminário é fruto do esforço da equipe que compõe a Coordenadoria de Saneamento Ambiental (CSA) e dos grupos de pesquisa do IFS: Gestão Territorial de Ambientes Costeiros (GESTAC); Ensino, Saúde e Meio Ambiente; e Saneamento Ambiental.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia do evento terá mesa redonda, seguido de debate, sobre Indicadores Geoambientais de Saneamento: A atualidade do debate, com participações da professora doutora Aline Carolina da Silva, do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, doutor Eudes de Oliveira Bomfim, da Fundação Renascer de Sergipe e a mestre Alzênia Menezes Silveira, do Departamento de Estradas de Rodagem – DER. A professora doutora Maria Silene da Silva do IFS atuará como mediadora.

No segundo dia, a mesa redonda debaterá sobre Indicadores de Vulnerabilidade Ambiental: desafios e possibilidades para o saneamento com a participação da professora mestre Alizete dos Santos e os professores mestres Leandro Barros de Santana e Heleno dos Santos Macedo, doutorandos da Universidade Federal de Sergipe. O mediador será o professor mestre Cícero Marques dos Santos – IFS.

Programação completa

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57