Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Fábrica da Ford recebe alunos de Eletromecânica do Campus Lagarto

Fábrica da Ford recebe alunos de Eletromecânica do Campus Lagarto

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 19 de Abril de 2016, 11h57 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

Ford 1  19.04Visita técnica teve como objetivo apresentar aos 24 discentes a prática do sistema produtivo da empresa, legislação ambiental e segurança do trabalho, bem como propor a análise das transformações geográficas da região de Camaçari/BA.

O Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe promoveu, na última semana, uma visita técnica em que 24 alunos do curso de Eletromecânica puderam conhecer as instalações do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari/BA. Em um trabalho envolvendo as disciplinas de Tecnologia Mecânica, Geografia e Segurança do Trabalho, os discentes vivenciaram o dia a dia de um polo automotivo.

Viabilizada pela professora Gardênia Alves Pereira, de Geografia, também participaram com a monitoração da visita Francisco Mendes de Abreu, coordenador do curso de Eletromecânica e professor da disciplina Tecnologia Mecânica, e Ricardo Monteiro, gerente de Ensino do campus e professor de Organização e Segurança no Trabalho. O coordenador do curso de Eletromecânica ressalta que o objetivo desta ação foi analisar as transformações dos espaços geográficos (Camaçari – Ford – Praia do Forte) como produto das relações socioeconômicas e culturais capitalistas.

"Também objetivou conhecer e analisar o sistema produtivo da Ford à luz das transformações produtivas do capitalismo global/local, além de observar e avaliar as ações de respeito à legislação ambiental (saúde pública e preservação) e de segurança no trabalho brasileira. Foi ainda possível entender os fluxos de informação tecnológica da Ford no espaço geográfico local/regional/global e verificar os processos de soldagem, estamparia e montagem", explica Francisco Mendes.

Interesse

Ford 2  19.04Ricardo Monteiro, gerente de Ensino, explica que o setor automotivo é uma das possíveis áreas de atuação do profissional técnico em Eletromcânica, assim como na área petrolífera, metalúrgica e funilaria, e os alunos se mostraram muito interessados. "Esta montadora tem uma característica que a difere das demais da mesma empresa no país: todo o processo desde a criação até o produto final é realizado lá", pontua.

Para Allan Santos, aluno do 3º ano do curso, as visitas técnicas são sempre um diferencial para o curso. "É nelas que podemos ver os conhecimentos de sala de aula sendo aplicados na prática", analisa. A discente Milena dos Santos percebeu a junção de algumas disciplinas vistas no curso sendo praticadas na fábrica. "Foi uma prévia do que vamos vivenciar ao entrar no mercado de trabalho, pudemos conhecer desde a parte técnica à social e de segurança no trabalho", detalha. Por fim, a estudante Marianne Carvalho ressalta que houve grande interesse. "Vários colegas querem trabalhar no setor de fabricação de automóveis. Foi uma ótima experiência", conclui.

Visitas técnicas

O coordenador do curso de Eletromecânica, Francisco Mendes, explica que este tipo de atividade é essencial para uma formação mais completa do profissional de Eletromecânica. "A visita técnica tem a finalidade de proporcionar ao aluno uma visão geral de como é o dia a dia de uma empresa, onde os conceitos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados contribuindo com um melhor desempenho do aluno", ressalta Francisco Mendes. Além da Ford, que recebeu alunos do IFS/Lagarto pela primeira vez, as principais empresas visitadas são a Petrobras, Maratá, Ambev, Moinho Motrisa e outros.