Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Primeira fase da OBMEP é realizada no Campus Lagarto

Primeira fase da OBMEP é realizada no Campus Lagarto

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 14h27 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

OBMEP primeira fase 07.06 1Na manhã desta terça-feira, 7, alunos que cursam o ensino médio no Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com o objetivo de estimular o estudo da disciplina e revelar talentos, a iniciativa está ocorrendo em todo o país, sendo que os que obtiverem melhor resultado participarão da segunda fase e concorrerão a menções honrosas, medalhas e bolsas.

De acordo com Jussineide da Fonseca, professora de Matemática e responsável pela aplicação no Campus Lagarto, esta prova avalia o raciocínio e a percepção do aluno. "Não aborda apenas os assuntos vistos em sala de aula, mas também faz o candidato pensar. Ao fim da primeira fase, enviaremos uma lista com os 19 alunos que obtiverem melhor desempenho e a organização nacional irá selecionar alguns para participar da segunda fase, que será dissertativa", ressalta, informando que o IFS/Campus Lagarto tem todos os anos alunos com menções honrosas e/ou medalhas.

OBMEP primeira fase 07.06 2Experiente quando o assunto é OBMEP, Lucas de Oliveira Rodrigues é aluno do 2º ano integrado com o curso técnico em Redes de Computadores e já é seu 5º ano consecutivo na competição. "Ainda no ensino médio participei de três, sendo que em duas recebi menção honrosa e em uma ganhei medalha e uma bolsa de estudos CNPq. Senti muito orgulho. Sempre tive facilidade em matemática, mas aprendi a gostar mais a partir da OBMEP. Indico a todos", comemora, aguardando mais um resultado positivo na edição de 2016.

Ainda segundo Lucas, além de exercitar e adquirir novos conhecimentos, resultados positivos na OBMEP rendem um ótimo currículo. "A medalha nos dá o direito de, no futuro, poder cursar um mestrado ao mesmo tempo da graduação. Este é, neste momento, o meu principal objetivo", explica o aluno de Redes de Computadores.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Os candidatos com melhor resultado podem ter acesso a um Programa de Iniciação Científica Jr (PICJr), destinado aos alunos medalhistas da OBMEP.

Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes. Visite a página do PIC e conheça o material preparado para o programa: www.obmep.org.br/pic.htm