Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Mulheres Mil e Pronatec iniciam novas turmas no Campus Lagarto do IFS

Mulheres Mil e Pronatec iniciam novas turmas no Campus Lagarto do IFS

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14 | Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2014, 14h40 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 15h14

23.12.14. Pronatec e mulheres mil1A manhã desta terça-feira, 23, foi marcante para a vida de dezenas de pessoas que esperavam por uma oportunidade para entrar ou se manter no mercado de trabalho. Isso porque elas participaram da aula inaugural de novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), incluindo a do Programa Mulheres Mil, promovido no município de Lagarto pelo Campus do IFS em parceria com a Prefeitura Municipal.

Iniciando a aula inaugural, Mariana Emanuelle Barreto, supervisora do Pronatec, falou sobre a importância dos programas. "Neste momento, firmamos com vocês, alunos, uma união em prol da capacitação e da inclusão no mercado de trabalho. Trata-se de programas que têm mudado a vida de muitos que se dedicaram, conquistando emprego e uma carreira digna", ressaltou.

Complementando a fala da supervisora, a orientadora pedagógica Fabiana Oliveira, explicou que a proposta é ir além das aulas técnicas. "Especificamente com o Mulheres Mil, temos uma grade que comporta tanto as aulas práticas, como também trazemos temas relevantes para que estas mulheres possam dar um novo sentido a suas vidas, como aulas sobre seus direitos, sobre violência doméstica e outras temáticas", pontou.

23.12.14. Pronatec e mulheres mil3 23.12.14. Pronatec e mulheres mil2 23.12.14. Pronatec e mulheres mil

Por sua vez, Walter do Espírito Santo, supervisor do Pronatec, discursou sobre a expansão do acesso ao ensino federal. "Há 15 anos, quando cheguei, o acesso era muito mais difícil. Eram menos cursos e estes eram muito mais concorridos. Hoje, há muito mais oportunidades nos diferentes níveis da educação e da capacitação profissional. Façam valer a pena estar aqui", falou aos alunos dos programas.

Oportunidade

Para Adriana Maria de Jesus, entrar no Programa Mulheres Mil será um momento ímpar na sua vida profissional. "Eu já trabalhava no serviço de rejunte em uma empresa. Mas, por motivos financeiros, dispensaram alguns funcionários. Quando informei que começaria a fazer o curso de Ajudante de Obras pelo Pronatec e no IFS, já informaram interesse em me recontratar no mês de janeiro de 2015", comemora.

Aluno do curso de Representante Comercial pelo Pronatec, Janisson do Nascimento Silva tem grandes expectativas. "Pretendo me dedicar ao máximo no curso para poder seguir uma boa carreira no mercado de trabalho. Hoje estou em experiência numa empresa, mas com este curso espero ser contratado", relata.

Sobre o Pronatec – Mulheres Mil

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Já o O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que atende mulheres desfavorecidas nos campos social, educacional e econômico, residentes em comunidades pobres do Norte e Nordeste do país. Desde janeiro de 2014 o Programa Mulheres Mil está inserido no Pronatec.

Na aula inaugural desta terça-feira, 23, foi dado início às aulas do curso de Ajudante de Obras destinado às alunas do Programa Mulheres Mil. Já os cursos ofertados pela modalidade Formação Inicial Continuada (FIC) são de Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Recepcionista, Representante Comercial e Ajudante de Obras, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagarto.