Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Show de Talentos leva cultura e diversão para o Campus Estância

Show de Talentos leva cultura e diversão para o Campus Estância

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 04 de Mai de 2015, 11h13 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
ST junior publicoCerca de mil pessoas prestigiaram o I Show de Talentos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância, que começou às 16h e se estendeu até às 22h da última terça-feira, dia 28. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, contou com participações da comunidade acadêmica e da população local nas modalidades música, dança, teatro e poesia. Mais de 40 artistas amadores fizeram a alegria do público, que vibrava, torcia e se emocionava a cada nova apresentação.

Os grandes vencedores foram a cantora Amair Costa (1º lugar, com 57,5 pontos), que interpretou uma música gospel, o grupo de dança OZPDance (2º lugar, com 56,5 pontos) – ambos do bairro Cidade Nova, onde está localizado o campus -; e o espetáculo musical de Vagner Augusto, conhecido como Babalu (3º lugar, com 56 pontos) – este último servidor terceirizado do IFS. As premiações totalizaram R$ 1500, sendo R$ 750 para o campeão, R$ 450 e R$ 300 para os demais, respectivamente.

ST Vencedora  ST vagner St ZPD

ST Estanciana
O Show de Talentos foi aberto com o espetáculo teatral Olhos de Fogo, um monólogo interpretado pela atriz estanciana Lidiane Nobre e dirigido por Luiz Carlos Dussantus, cuja temática é o abuso sexual de menores no ambiente familiar. No intervalo das apresentações, ocorreu a participação especial da cantora Fernanda Azevedo e, no encerramento, se apresentou o grupo folclórico Batucada Clube dos Amigos. Para garantir uma maior isenção do júri, integraram a comissão julgadora seis avaliadores externos das secretarias de cultura dos municípios da região Sul.

O concurso foi aberto à comunidade interna e externa com o objetivo promover o intercâmbio cultural e integrar servidores e estudantes aos moradores do Cidade Nova, um bairro marcado por baixos índices de desenvolvimento socioeconômico e que por isso mesmo precisa de uma maior presença do poder público. Coube ao IFS sediar o evento e cuidar de toda a organização enquanto que a prefeitura ficou responsável pela infraestrutura de palco, som, iluminação e cadeiras, montada na área do estacionamento do campus.

ST publicoDurante toda a programação, o assessor pedagógico do IFS, Carlos Menezes de Souza Júnior, idealizador e mestre de cerimônia do evento, ressaltou a importância da formação técnica para a inserção no mercado de trabalho e informou sobre os cursos ofertados pela instituição. “Nossa intenção é inserir uma veia cultura na educação profissional do IFS e mostrar para a comunidade que estamos de portas abertas para recebê-la. Esse é o papel do instituto, promover a inclusão por meio da educação e ajudar a construir uma sociedade melhor”, destacou.

ST ginoO diretor do campus, Waldiney Giacomelli, ficou impressionado com a grande adesão dos moradores da região e refirmou seu compromisso de incentivar atividades e projetos de extensão. “Considero essa uma iniciativa fantástica por conseguir, ao mesmo tempo, promover a cultura, atrair os jovens para a educação técnica e integrar a comunidade às atividades que desenvolvemos aqui. É importante que essa população veja o IFS como um trampolim para a busca do conhecimento e o mercado do trabalho”, salientou.

Entusiasmo

A plateia acompanhou os espetáculos até o final entre palmas, gritos e torcidas organizadas. Além da população do Cidade Nova e adjacências e dos alunos, professores e técnicos administrativos do instituto, o evento atraiu jovens dos bairros centrais, a exemplo da estudante Emanuelly Barreto, 14 anos, da Escola Estadual Walter Franco. “As apresentações estão bem legais e com certeza temos vários talentos sendo revelados. Eventos como esse deveriam acontecer mais vezes”, opinou.
 ST 14 ST aluno  ST 16

Lucas da Silva, 16 anos, e Rayane Freitas de Jesus, 16 anos, da Escola Estadual Gilson Amado, localizada na Cidade Nova, não conseguiam esconder o entusiasmo com a oportunidade de ter momentos de diversão pertinho de casa. “Programações culturais como essa são muito importantes para o lazer da comunidade e para aproximar a juventude do IFS. Deu até vontade de estudar aqui”, disse Lucas.

ST senhoraA dona de casa Maria José Lemos, 52 anos e mãe de uma aluna do instituto no curso de Eletrotécnica, veio acompanhada da família para assistir as apresentações. “Até agora estou adorando tudo o que vi. As cantoras e as peças de teatro estão lindas, maravilhosas. Vai ser difícil escolher o vencedor. Tem muita gente talentosa se apresentado e a organização está de parabéns, tudo muito bem organizado”, elogiou.

A ideia do Show de Talentos nasceu da necessidade de contemplar as demandas por atividades culturais apresentadas pelos alunos nas reuniões do Conselho de Classe, fortalecer a área de extensão, promover a integração entre o público interno e externo e envolver a comunidade externa. Com essa iniciativa, os moradores do bairro Cidade Nova e entorno tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do IFS e os cursos ofertados.

Ascom - Campus Estância