Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Bolsistas do Campus Estância operam drones em aulas práticas

Bolsistas do Campus Estância operam drones em aulas práticas

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 09h21 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

Meninos-drone-estanciaOs estudantes do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância contam agora com uma das mais modernas tecnologias da atualidade para captação de imagens aéreas a partir de controle remoto: o drone. O equipamento foi adquirido por meio do convênio com a Petrobras e vem sendo usado em diversas atividades práticas realizadas por bolsistas de iniciação científica, que envolvem conhecimentos em disciplinas como automação, eletricidade e eletrônica.

estancia-drone-feira-de-cienciasOs recursos para a aquisição do equipamento e o treinamento da equipe, no valor de R$ 15 mil, foram obtidos após a aprovação do projeto “Mapeamento aéreo não tripulado drones: em plataformas de petróleo petrolíferas”, coordenado pelo professor André Luís Canuto Duarte Melo. O professor e os alunos bolsistas Rodrigo dos Santos Guimarães, Sávio Euzébio Ferreira e Marcely Amado participaram ao longo do mês de outubro de cursos e eventos em São Paulo, a exemplo da DroneShow 2015, a primeira Feira de Drone do Brasil.

“É gratificante ver a motivação e a satisfação dos estudantes, que estão tendo a oportunidade única de aliar teoria e prática e aprender por meio do uso tecnológico conceitos trabalhados em sala de aula. O Campus Estância dispõe hoje de uma tecnologia inovadora, que está se popularizando rapidamente no mundo e tem aplicações em diversas atividades produtivas. A motivação é algo transformador. É como eu sempre digo: não esperar acontecer, mas sim fazer acontecer e estar sempre fazendo”, afirmou André Canuto.

O projeto permitirá captar imagens aéreas (fotos e vídeos) não tripuladas para realizar o mapeamento de locais de difícil acesso e de áreas de risco, o que pode vir a ser útil em atividades ambientais, de segurança do trabalho e de rotina da Petrobras, como inspeções de equipamentos e manutenções preventiva e corretiva. Com isso, os estudos desenvolvidos no Campus Estância pretendem mostrar como as empresas podem usar os drones para melhorar seu rendimento, assim como diminuir riscos e custos.

Aracaju-estancia-droneAs aulas práticas aconteceram nas dependências do campus Estância, em pontos turísticos das cidades de Aracaju e Maceió, na Universidade de São Paulo (USP) e na Feira de Ciência e Tecnologia, no Campus Aracaju. A bolsista Marcely Amado, 22 anos, está radiante com tudo que tem aprendido e otimista com as perspectivas para o futuro. “Essa experiência vai abrir as portas do mercado de trabalho e gerar boas oportunidades de emprego. Aprender a entender o funcionamento e a operar o equipamento foi fantástico. Quando mostro as imagens que fizemos para a família e os amigos ficam todos muito orgulhosos”, comemora.

Sobre os drones

O drone é um veículo aéreo não tripulado (VANT) que captura imagens em altíssima definição (Full HD) num radio de 2km a 4 km, com autonomia mínima de 25 minutos no ar, podendo ser operado remotamente a uma altura de cerca de 4 mil metros. É uma ferramenta de apoio para obtenção de imagens aéreas que tem tido uma ampla aplicação no mercado, em áreas como jornalismo, construção civil, eventos, agricultura, defesa civil, proteção ambiental, petróleo e gás, arqueologia etc..

Ascom - Campus Estância