Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância forma dezenas de alunos neste semetre

Campus Estância forma dezenas de alunos neste semetre

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2016, 14h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
FormB FormandosNo primeiro semestre deste ano o Instituto Federal de Sergipe – Campus Estância formou dezenas de alunos dos cursos técnicos Edificações e de Educação a Distância (EAD). As solenidades de formatura foram prestigiadas por autoridades, professores, amigos e familiares dos formados, que tiveram como sentimento comum a emoção de entregar à sociedade profissionais qualificados e competentes para atuar no mercado.

Dos 46 formandos dos cursos de EAD técnico em Secretariado e Profuncionário (voltado a servidores públicos do IFS e da Secretaria de Estado da Educação - Seed), 43 eram mulheres. Isso demonstra o protagonismo do público feminino em vencer as dificuldades do acúmulo de funções como trabalhadora, mãe e dona de casa para buscar nos estudos uma melhor condição de vida para a família.

FormB mesaEssa capacidade de superação ficou clara no discurso da paraninfa da turma de Secretariado, professora Nilzete da Conceição, que destacou a importância da família no sentido de criar uma rede de apoio para essa mulher que está em busca de um futuro melhor. “É fundamental apoiar essa mãe, filha, irmã, esposa, que trabalha, cuida dos filhos e da casa e no sábado tem que fazer feira para prover o alimento, mas vem para o IFS estudar”, enfatizou.

A solenidade ocorreu no último dia 10 de junho, na biblioteca no campus, e contou com a participação do gerente de Administração, Cristiano Santos, que representou a diretora Sonia Pinto de Albuquerque Melo; o coordenador do polo de Estância, Maurício Lourenço Rodrigues da Silva; a paraninfa da turma de Alimentação Escolar, professora Ana Izabel de Moura; a paraninfa da turma de "Infraestrutura Escolar", Edna Evangelista de Souza; o paraninfo da turma de Secretariado Escolar, professor Juçanã Francisco dos Santos; e a paraninfa da Tuma de Secretariado, professora Nilzete da Conceição.

Edificações

Cam soniaEm abril, foi a vez da formatura da turma 2013.2 do curso Técnico em Edificações. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores de Estância e contou com intensa participação da comunidade acadêmica. O reitor do IFS se fez representar pela diretora do campus, Sonia Albuquerque, que fez um discurso sobre a relevância uma educação de qualidade para a garantia de um futuro melhor para os jovens da região Sul.

A paraninfa dos formandos do turno vespertino, professora Anna Cristina Araujo de Jesus Cruz, falou sobre a importância das escolhas feitas ao longo da vida e da determinação na busca dos objetivos. “Desejo que aquilo que vocês aprenderam, vocês utilizem para o bem da sociedade. Desejo que vocês sejam bem sucedidos, em tudo o que vocês colocarem em suas mãos para fazer. Desejo que Deus cumpra a agradável, perfeita e soberana vontade Dele na vida de cada um. Parabéns meus queridos alunos por esta conquista”, destacou.

Cam plateiaUm dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o juramento prestado pela aluna Roseane Barreto Vasconcelos, seguido pelos seus colegas: “Juro honrar o grau que solenemente recebo com ética, dignidade e respeito à vida e ao meio ambiente. Com meu conhecimento científico e tecnológico, buscarei contribuir para o desenvolvimento socialmente justo do Brasil e para a prosperidade da humanidade. Prometo, no exercício de minha profissão, ser fiel na observância dos princípios da honestidade e da ética, servir a todo o ser humano, sem qualquer distinção, jamais atentar contra a dignidade da pessoa humana, buscar a justiça, a liberdade e a paz”.

Cam chapeusA paraninfa dos formandos do turno noturno, professora Maria Fernanda Martins Cavalcante de Melo, lembrou aos formandos a importância de valores como amor, justiça, tolerância, alegria, bom humor e Deus. “Acreditem no amor fraterno, dos pais e filhos, dos amigos verdadeiros. Acredito no amor ao próximo, no amor próprio, no amor dos apaixonados e sobretudo no amor do Cristo,o verdadeiro amor, o amor incondicional”, enfatizou.

Também participaram da cerimônia o então gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, e o patrono da turma noturna, professor Romulo Augusto Canuto.