Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos de Eletrotécnica do Pronatec - Campus Estância visitam subestação

Alunos de Eletrotécnica do Pronatec - Campus Estância visitam subestação

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 12h10 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Sulgipe alunosOs alunos do primeiro período do curso de Eletrotécnica do Pronatec/IFS – Campus Estância participaram de uma visita técnica a uma das subestações da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). O objetivo foi alinhar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência prática no mercado e melhorar o aprendizado nas disciplinas Eletricidade I e Eletricidade Experimental.

A atividade foi coordenada pelo professor Raul Santos Silva, que se empenhou em mostrar aos estudantes a importância da função do técnico em Eletrotécnica numa empresa de energia elétrica. “Durante a visita foram apresentados e aplicados alguns conceitos técnicos e também foi mostrado como é o processo de transformação de uma alta voltagem em baixa voltagem, sendo muito proveitoso para todos os presentes”, ressaltou.

Segundo o professor André Luís Canuto Duarte Melo, que acompanhou a visita técnica, a turma teve a oportunidade de interagir com a prática profissional e associar o que é visto em sala de aula com o funcionamento diário de uma subestação. “Pudemos observar o grau de motivação dos alunos e como eles conseguiram relacionar os conhecimentos teórico e prático”, afirmou.

Sulgipe alunaOs estudantes ficaram entusiasmados com a possibilidade de ver de perto o funcionamento de alguns dispositivos elétricos usados na distribuição de energia. “Gostei muito da visita. Foi interessante sair do ambiente de sala de aula e, pela primeira vez, conhecer uma empresa de energia elétrica. Ficou mais claro entender o que a gente aprende nas disciplinas e o que é o curso”, disse Maria Guadalupe Soares Gomes, 29 anos.

Sulgipe alunoPara o estudante Wesley Reis Machado de Santana, 26 anos, a atividade foi proveitosa porque ajudou a aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a nossa área específica de atuação e como a energia em grandes voltagens chega na subestação, nas casas e nos centros comerciais. As nossas expectativas em relação ao curso são as melhores possíveis e esperamos ter um ótimo aproveitamento no mercado”, destacou.

Sobre o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), implantado no IFS em 2012, busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada para os jovens, trabalhadores e pessoas beneficiadas por programas de transferência de renda. O Pronatec/IFS – Campus Estância tem adotado como política o incentivo às atividades extraclasse como forma de motivar os alunos e melhorar o processo de ensino/aprendizado.