Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância promove Reunião Administrativa e Pedagógica

Campus Estância promove Reunião Administrativa e Pedagógica

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 11h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
gino abertoA Reunião Administrativa e Pedagógica realizada pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância contou com a intensa participação dos professores, técnicos e alunos. Durante os dias 25 e 26 de novembro foram realizadas palestras e apresentações de termas diversos, promovidas orientações específicas para os servidores e o alunado e repassadas informações estratégicas sobre as áreas de pesquisa e extensão.

A aula inaugural, que marca tradicionalmente o reinício do ano letivo, também fez parte da programação. O evento foi aberto pelo diretor do campus, Waldiney Giacomelli, que apresentou números sobre o processo de expansão do ensino técnico e tecnológico no Brasil e em Sergipe para fomentar a discussão sobre os desafios para a consolidação do IFS em Estância e na região Sul.plateia

O desafio imediato, segundo Giacomell, é até o final do ano de 2015 passar dos atuais 500 alunos dos cursos regulares para 800, o que permitirá aumentar os recursos disponíveis para o novo campus de R$ 1,7 milhão para R$ 2,4 milhões/ano. Para a oferta de novos cursos, está sendo feita uma pesquisa junto às empresas e à sociedade em geral com o objetivo de identificar as demandas de marcado e as necessidades da população.

“Entre os nossos projetos, estão a construção de uma quadra poliesportiva e de um espaço cultural no campus. Pretendemos ainda promover uma maior aproximação com a comunidade do entorno, que precisa ser incluída e se sentir parceira da instituição, com a implantação do cinema do IFS, de uma banda em parceria com a Lira Carlos Gomes e da ginástica laboral”, enfatizou o diretor.

Em seguida, a palavra ficou com o gerente de Ensino, Fernando Nascimento, que detalhou as metas a serem alcançadas para tornar o Campus Estância uma referência não só na região Sul, mas em todo o país. Entre as quais, estão a diminuição da evasão escolar, o fortalecimento das áreas de pesquisa e extensão, a adoção de ações inovadoras e a promoção do crescimento com qualidade educacional.

semana pedagógicaO ponto alto da Reunião Administrativa e Pedagógica foi a palestra sobre Avaliação proferida pelo pedagogo Carlos Menezes de Souza Júnior. Após um preâmbulo inicial sobre o processo educativo, com enfoque na necessidade de o professor acolher e incluir seus alunos, sendo um agente de motivação permanente, foi realizada uma dinâmica para debater o aprimoramento dos métodos avaliativos.

Segundo Carlos Menezes Júnior, a avaliação não deve ocorrer só no momento da prova, mas deve ser um processo contínuo que leve em conta as especificidades e subjetividades do estudante. “A tarefa do professor é estimular o aluno a interagir, entrar no movimento do pensar e ser um gestor das informações que recebe, de modo que a transmissão do conhecimento esteja relacionada com a sua realidade”, afirmou.

Pedagogia ativa

A dinâmica, baseada no modelo de construção do conhecimento da pedagogia ativa, incluiu a leitura de textos e a discussão em grupo. Logo depois, os professores apresentaram suas análises e percepções sobre o que haviam lido e houve uma discussão a respeito dos possíveis caminhos a seguir no sentido de melhorar os métodos de avaliação e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.

A professora Fernanda Martins Cavalcante de Melo, do curso de Edificações, ficou satisfeita com o resultado da dinâmica e elogiou a iniciativa da direção de promover a Reunião Administrativa e Pedagógica. “Eventos como esse são de suma importância por que nos proporciona trocar experiências, partilhar problemas comuns, renovar os nossos conhecimentos e aprimorar nossas práticas de ensino”, comentou.
 professores atentos lunalva   coral

Outras atividades inclusas na programação foram apresentações sobre: solicitação de progressão funcional, auxílios transporte e alimentação, entre outros temas da área de recursos humanos; acervo, número de acesso e demais dados da Biblioteca Gilberto Amado; procedimentos administrativos, como solicitação de diárias, de compras, de equipamentos e de transporte; assistência estudantil; e regulamento de organização didática e registro escolar.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação do coral do IFS – Campus Estância, que executou a música Epitáfio, da banda de pop rock Titãs. O coral acabou de ser implantado e iniciou os ensaios ainda esta semana, sob a coordenação da secretária da Gerência de Ensino, Fernanda Azevedo. Até o momento, conta com a participação de 12 servidores, entre técnicos administrativos, professores e terceirizados.