Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Demandas do Campus Estância são partilhadas com comunidade acadêmica

Demandas do Campus Estância são partilhadas com comunidade acadêmica

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Segunda, 12 de Março de 2018, 13h39

reuniao800600Alunos, pais e servidores participam de série de reuniões com o objetivo de aperfeiçoar práticas, ouvir sugestões, prestar contas e melhorar os serviços

Integrar a comunidade acadêmica, aproximar a gestão das demandas internas, aperfeiçoar práticas, ouvir sugestões, prestar contas e melhorar os serviços prestados. Esses são alguns dos objetivos da séria de reuniões que a direção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância tem feito com alunos, pais e responsáveis, professores e técnicos administrativos nas últimas semanas.

O momento inicial dessa aproximação com a comunidade ocorreu com os familiares das turmas do primeiro ano do integrado - que abrange o ensino médio e técnico juntos. A intenção foi envolver a família no cotidiano pedagógico dos estudantes e reforçar a importância desse contato constante para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Na ocasião, foi apresentado o planejamento do campus, com destaque para os procedimentos de rotina relacionados ao ensino, avaliações, cronograma, funcionamento do conselho de classe e dos instrumentos de acompanhamento do aluno. Também foram entregues os manuais dos estudantes com informações importantes sobre o ano letivo vigente.

Para a assessora pedagógica, Shirleyde Dias do Nascimento, a reunião foi proveitosa. “Conseguimos mostrar aos pais o quanto é importante e necessário o acompanhamento deles, sobretudo em atividades como o controle de horário e o cronograma de avaliações. Ressaltamos ainda que são realizados atendimentos individuais para acompanhamento das frequências e rendimentos, mas quando aparece uma situação mais específica solicitamos a presença dos familiares na escola”, salientou.

Segundo a mãe de aluno, Agnalda Solares, a equipe do IFS demonstrou ser comprometida e qualificada. “Acho fundamental participar das reuniões escolares por que todos precisam cumprir o seu papel para melhorar o aprendizado: os alunos, os professores, a escola e a família. Gostei muitas das informações que foram repassadas e da atenção recebida”, destacou.

Servidores

reuniao8006002O segundo momento aconteceu ao longo da última segunda-feira, dia 12, com os professores dos cursos integrados e os servidores das áreas de ensino e administrativa. Alguns dos assuntos discutidos nos pontos de pauta foram: oficina do plano de aula, acompanhamento dos alunos aprovados e reprovados no conselho de classe final, realização de um simulado; organograma e atualização do Regimento Interno;

apresentação do relatório orçamentário-financeiro e do planejamento 2018.

Também foram apresentados os procedimentos para compras, solicitação de materiais e manutenção, medidas para o uso racional da energia elétrica, calendário de eventos, com destaque para o Workshop e a Feira de Ciências, previsão de contratação de professores, plano de permanecia e êxito, apoio às coordenações de cursos, além das regras de uso dos laboratórios.

A diretora, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos servidores e colaboradores que ingressaram recentemente no campus. Ao final, foi promovido um momento de acolhimento para que os novos colegas pudessem se integrar, tirar dúvidas e obter informações. Ainda no mês de março, haverá um terceiro momento especificamente com os alunos.