Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza I Semana de Sustentabilidade

Campus Estância realiza I Semana de Sustentabilidade

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 13h45

01Objetivo é formar multiplicadores ao aliar ações sustentáveis e de educação ambiental com foco na economia solidária

Aliar ações sustentáveis e de educação ambiental com foco na economia solidária. Essa é a proposta da I Semana de Sustentabilidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância, que acontece de 14 a 18 de agosto e busca transpor os limites da sala de aula para tornar alunos, servidores e comunidade externa multiplicadores.

O evento é um desdobramento dos projetos Reciclando Atitudes e Horta Solidária, aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex/2017) após editais lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex). A iniciativa partiu das professoras Aline de Jesus Sá (Biologia) e Márcia Maria de Jesus Santos (Geografia), com o apoio da professora Elaine Meneses Souza Lima (Química).

03“Esses projetos estão inter-relacionados desde o princípio e por isso são fruto do envolvimento de uma equipe de docentes comprometida com a educação ambiental. Nosso intuito é integrar o IFS à rede estadual e municipal de ensino para multiplicarmos agentes transformadores”, informou Aline Sá.

A programação da Semana de Sustentabilidade inclui palestras, minicursos e sobre implantação de hortas, compostagem e minhocultura e oficinas para produção de mudas, terrários, utensílios e objetos feitos de papel, garrafas pet, paletes e pneus; e confecção de sabão líquido a base de óleo saturado; troca e doação de mudas; exibição de filmes e debates; e divulgação dos projetos de extensão do campus.

Estão programadas ainda a exposição e a venda dos produtos reciclados confeccionados pelos alunos e um estande com as delícias das catadoras de mangaba. Serão vendidos a preços populares poltronas, puffs, suporte de horta, artesanatos em geral e tudo mais que a imaginação permitir. A culminância será no dia 14 de agosto, quando as atividades serão abertas para a comunidade externa.

Coleta seletiva

Durante o evento ocorrerá um mutirão para confecção de puffs e poltronas para área de vivência e uma intervenção setorial para implantação da coleta seletiva no campus. O sabão líquido produzido nas oficinas servirá para as atividades de limpeza do prédio e a meta é implantar no campus um Ecoposto para coleta de óleo residual doméstico. O papel descartado será doado para a Cooperativa de Reciclagem de Estância (Coopere).

02A propagação de mudas para a doação envolveu várias etapas e contou com o apoio das famílias. Cada turma ficou responsável por fazer a coleta a partir das plantas disponíveis nas suas casas e entre os vizinhos, catalogar as espécies (frutíferas, medicinais, hortaliças, ornamentais e ervas culinárias) e propagar as mudinhas. O envolvimento dos pais e responsáveis foi um diferencial de todo o processo.

“Foi uma maneira que encontramos de integrar as famílias e despertar nelas o interesse por produzir parte dos alimentos consumidos, resgatando práticas tradicionais e agroecológicas. Em meio à tendência do agronegócio no Brasil, precisamos estimular a ideia do ‘faça você mesmo’ em busca de uma alimentação mais sustentável e saudável”, destacou Márcia Maria.

Durante a preparação para o evento os alunos visitaram uma propriedade rural em Itabaiana que cultiva produtos orgânicos e realiza vermicompostagem, o horto e o projeto Reciclart, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no Parque da Sementeira; participaram de uma capacitação sobre solos no Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e de oficinas de garrafa pet ministradas pelo artesão Raimundo Nonato.

Confira a programação completa.