Página inicial > Últimas Notícias > Estância > II Semana do Estudante leva literatura e arte para Campus Estância
COMEMORAÇÃO

II Semana do Estudante leva literatura e arte para Campus Estância

Criado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 13h01 | Publicado: Segunda, 20 de Agosto de 2018, 13h01

LEITURAObjetivo do evento foi incentivar o hábito de leitura, promover a cultura e fortalecer a biblioteca como espaço de construção do saber

Literatura, música, teatro e dança para todos os lados. Os corredores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância respiraram arte e cultura durante a II Semana do Estudante, organizada pela biblioteca Gilberto Amado no período de 13 a 17 de agosto. O encerramento contou com a festividade de entrega da premiação para os três primeiros alunos com maior índice de assiduidade em número de empréstimos de livros.

PREMIOO evento, que nasceu com o objetivo de comemorar o Dia do Estudante, se propõe a incentivar o hábito de leitura, promover as expressões artísticas e culturais e aproximar a comunidade acadêmica da biblioteca, um importante espaço de construção do saber. Os estudantes vencedores foram Talyson Raony Santos Cruz, (Edificações, 1° lugar), Mateus Santos Castor (Eletrotécnica, 2º lugar) e Jhonattan Leite Cordovil (Engenharia Civil, 3º lugar).

Mateus Santos Castor, que ficou com a primeira colocação ano passado, sempre teve apreço pelos livros, mas como estudou em escola pública o acesso era limitado. “Quando cheguei no IFS havia uma cobrança para que a gente estudasse mais e uma biblioteca estruturada. Então comecei a me dedicar mais ao curso. Leio muitos livros da área de exatas, mas também literatura: romances, contos...eles me levam a lugares inacessíveis e distantes”, relatou.

PREMIO 02Jhonattan Cordovil veio do município de Altamira, no Pará, para realizar o sonho de cursar Engenharia e descobriu na biblioteca um refúgio. “Eu gosto de ler sobre Filosofia, Sociologia, História...Recentemente li A República, de Platão, e Os 13 Porquês, de Jay Asher. É onde eu acesso informações, entro em outras memórias, conheço outras culturas. Onde moro não tem televisão, então os livros me ajudam a passar o tempo, são o meu lazer”, afirmou.

Para despertar ainda mais o interesse pela literatura, durante a Semana do Estudante foi lançado o projeto Teias Literárias: construindo um círculo de leitores a partir de temas atuais, coordenado pela professora Jocelaine Oliveira dos Santos. “A ideia é reunirmos interessados em debater literatura a partir de temas previamente escolhidos e atuais. Uma vez por mês nos reuniremos para escolher o livro do mês e debater o anterior, em um círculo de troca de conhecimentos e empatia”, explicou a professora Jô, como é carinhosamente chamada.

Programação

LIVRO 02A programação do evento incluiu ainda um bate papo com a escritora Salete Nascimento, fundadora da Academia Sergipana de Cordel, e mais: momento musical com Akila Teixeira, aula de ritmos com professor Gutiere, apresentação teatral da Sociedade dos Incautos, da Batucada de Estância e de dança do projeto Bultrax. As atividades contaram com a participação da comunidade acadêmica do IFS e de alunos da rede pública municipal e estadual, sob a organização da coordenadora da biblioteca, Ingrid Fabiana de Jesus Silva.

LIVRO 01As comemorações pela passagem do Dia do Estudante aconteceram paralelamente à Semana da Sustentabilidade e tiveram como protagonistas servidoras engajadas em projetos de extensão inclusivos. “É muito trabalho bonito, de qualidade, e transformador num lugar só. E, vocês mulheres, estão de parabéns, mostrando toda a força que vocês possuem, com um empenho gigante, ajudando a sacudir as coisas, e mudar a realidade. Eu fiquei muito impressionado com a idealização dessas atividades e a fé que vocês têm na educação”, reconheceu o professor Tiago Silva.

Assista ao vídeo.