Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunos participam de oficina preparatória para disputar vagas de emprego
CAMPUS ESTÂNCIA

Alunos participam de oficina preparatória para disputar vagas de emprego

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 12h20

DSC 0794Turmas do curso de Eletrotécnica vão passar por seleção nas empresas conveniadas ao Programa Jovem Aprendiz

Os alunos ingressantes no curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância participaram de uma oficina preparatória para a seleção no Programa Jovem Aprendiz. O processo seletivo tem o objetivo de ocupar as 25 vagas ofertas por empresas da região Sul, que vão oportunizar a aquisição de conhecimentos práticos e o complemento da renda familiar.

DSC 0785São quatro horas diárias de trabalho, três vezes por semana, meio salário mínimo, e mais os benefícios pagos aos demais funcionários com carga horária regular (plano de saúde, FGTS, contribuição previdenciária, etc.). A seleção está em andamento e leva em consideração as exigências legais do programa: ter idade entre 18 e 23 anos; não ter vínculo empregatício; estar devidamente matriculado e frequentar regularmente as aulas.

A oficina foi conduzida pela professora do Programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Danielle da Silva Andrade, que cursa o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). As atividades realizadas foram: dinâmica de apresentação individual, debate sobre qual a importância da apresentação pessoal, elaboração de currículo e apresentação dos currículos produzidos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio ao Estágio do Campus Estância, Lucas de Andrade Carvalho Costa, os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Edificações que estão pleiteando vagadas de estágio também participaram das atividades. “Nosso intuito foi capacitá-los para entrevistas de emprego. Buscamos desenvolver estratégias de apresentação pessoal criativa com foco na produção e apresentação de currículos e conhecimentos básicos necessários para participar de seleções, sejam elas empregatícias ou não”, explicou.

O aluno Fábio Henrique Nascimento Santos, 18 anos, já foi aprovado na seleção da loja Nossa Senhora da Conceição e começa a trabalhar no dia 4 de fevereiro, na mesma data do início do ano letivo. “A preparação que o IFS realizou serviu para reforçar uma noção que eu já tinha sobre como se comportar numa entrevista de emprego e trouxe conhecimentos adicionais. Além disso, tivemos a oportunidade de partilhar experiências com pessoas que já estão no mercado de trabalho”, afirmou.

Ofertaram vagas para os aprendizes as empresas Sulgipe, Dalon Alimentos, Duas Rodas, supermercado Bom Bom e a loja de material de construção Nossa Senhora da Conceição, que firmaram convênio de cooperação técnica com o IFS e o Programa Jovem Aprendiz. A oficina contou ainda com o apoio da servidora Cyndi Moura Guimarães de Oliveira e a participação de Lucas de Andrade e da diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo.

Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz foi adotado pelo IFS em 2011 e beneficia alunos mediante a aprendizagem profissional estabelecida no artigo 429 da CLT, alterada pela Lei 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. O aprendiz deve ter carteira assinada, garantia de direitos trabalhistas, proteção previdenciária e receber da empresa conveniada salário mínimo-hora.  O contrato de aprendizagem é um acordo de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos. Para aderir ao programa, o aprendiz deve ter entre 14 a 24 anos, estar matriculado e frequentando a escola.