Página inicial > Últimas Notícias > Estância > IFS - Campus Estância tem quase 50% de aprovação no Enem
UNIVERSIDADE

IFS - Campus Estância tem quase 50% de aprovação no Enem

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 12h16

DSC 1241Dos 40 inscritos, 19 passaram na primeira chamada do Sisu, o equivale a 47,5% de aprovados. Número deve ser ainda maior após resultado da 2ª chamada do Sisu

DSC 1169Os alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância tiveram um excelente resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 40 inscritos, 19 passaram na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), o equivale a 47,5% de aprovação. A perspectiva é que esse número suba ainda mais com a segunda chamada do Sisu e a divulgação do resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

DSC 1299Os aprovados integram as primeiras turmas da modalidade integrado dos cursos de Eletrotécnica e Edificações a concluírem o ensino médio e disputarem o Enem no campus. A pontuação média obtida nas provas foi alta e garantiu vagas principalmente nas Engenharias (Civil, Eletrônica, Elétrica, Ambiental e de Produção), nas Licenciaturas (Letras, Matemática, Física e Pedagogia) e nos Bacharelados (Turismo, Relações Internacionais, Nutrição, Ciências Contábeis, Cinema e Audiovisual).

As instituições públicas escolhidas foram Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e IFS – Campus Aracaju. Além do Sisu, onde estão em disputa 235.476 vagas em 129 universidades federais e estaduais de todo o país, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no ProUni, Fies e em 37 universidades de Portugal. O Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o "Gao Kao", exame de admissão para o ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

DSC 1179O perfil socioeconômico dos alunos do Campus Estância é de baixa renda e a maior parte vem de escola pública, o que torna o resultado ainda mais significativo. “O IFS foi um dos maiores responsáveis por essa conquista, afinal foram três anos adquirindo conhecimento na instituição e recebendo incentivo de professores e servidores”, reconheceu Matheus Marques de Oliveira Goes Cunha, aprovado em Engenharia Eletrônica (UFS/6° lugar) e Engenharia Civil (IFS/3° lugar).

Inclusão social

DSC 1374Segundo a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, o processo de interiorização dos institutos federais é fundamental para a inclusão social de milhões de jovens. “Somos as únicas instituições do Brasil que ofertam ensino integrado público e de qualidade. Nossos estudantes têm a possibilidade de se envolver numa diversidade de atividades e projetos para além do ensino e isso contribui para o desenvolvimento intelectual e uma formação mais humanista. Temos um corpo docente qualificado que incentiva constantemente os alunos a desafios e uma equipe técnica e pedagógica altamente comprometida”, analisou.

DSC 1223De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Carlos Mariano Melo Júnior, o desempenho no Enem foi acima das expectativas. “Obter um resultado preliminar de quase 50% é excepcional para as primeiras turmas concluintes do integrado. Esses alunos são diferenciados, por que têm uma carga horária pesada de 19 disciplinas, que abrangem o ensino médio e técnico, e muitos estão envolvidos em projetos de pesquisa e extensão. Atribuo o ótimo desempenho ao esforço deles, à excelente qualidade do ensino e ao compromisso dos servidores”, avaliou.

Confira a lista dos aprovados:

Alexsandro Santana Bezerra Júnior: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) (UFS) - 6° lugar
Diego Santana Santos: Engenharia Ambiental (UFS) - 1° lugar
Ellen Joane Conceição Costa Costa: Bacharelado em Engenharia Civil (IFS) - 1° lugar
Jennifer Ketlyn Ribeiro Brito: Engenharia de produção  (Unirb) – 1º lugar
Klayce Santos Siqueira: Bacharelado em Engenharia Civil (IFS) – 3º lugar
Laiz Ferreira Salgado: Licenciatura Matemática (UFS) - 6° lugar
Lucas Vinícius da Cruz Alves: Bacharelado em Turismo (UFS) - 10º lugar
Luciano Ferreira Salgado: Licenciatura Matemática  (IFS) - 2º lugar
Luciely Santos da Conceição: Licenciatura em Matemática (IFS)
Lázaro Alberto de Araújo Menezes: Engenharia Eletrônica (UFS) - 1° lugar/Engenharia Elétrica (IFS)
Mayana Nascimento Gonzaga: Relações Internacionais (UFS) - 3° lugar