Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Direção do Campus Estância realiza prestação de contas para a comunidade

Direção do Campus Estância realiza prestação de contas para a comunidade

Criado: Quarta, 11 de Março de 2020, 13h00 | Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 13h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 11h20

ESTANCIA1Objetivo é promover a transparência, a gestão democrática e cumprir as metas do Plano Anual de Trabalho relativas às boas práticas de governança

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou a tradicional prestação de contas da gestão nos últimos dias 10 e 11 de março, no auditório da instituição. A apresentação contou com a participação da Direção Geral, da Gerência de Administração e da Coordenação de Planejamento e foi direcionada para os alunos dos turnos da manhã e da noite. Os professores e os servidores técnico-administrativos tiveram um momento semelhante no início do ano letivo, durante o Encontro Pedagógico.

ESTANCIA2O objetivo da prestação de contas é cumprir as metas do Plano Anual de Trabalho (PAT) relativas às boas práticas de governança e gestão. “Desde quando assumi a direção do campus, há mais de quatro anos, tenho como princípio e prática promover a transparência e a democratização das ações. Por isso, a cada semestre, prestamos contas dos recursos usados e das atividades desenvolvidas e envolvemos a comunidade na construção de uma gestão participativa”, ressaltou a diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo.

A matriz orçamentária do campus tem sido limitada em função da conjuntura econômica nacional, o que praticamente inviabiliza ações de capacitação de servidores e investimentos. Por conta disso, os recursos disponíveis em 2019 se restringiram a custeio (R$ 2.128.351,50) e auxílio-estudantil (R$ 570.444,31). O restante foi usado para investimento (R$ 106.037,40). Em 2020 está prevista uma redução de 3,29% no orçamento: R$ 1.827.819,00 (custeio), R$ 219.130,00 (auxílio estudantil) e R$ 11.605,20 (capacitação).

Sobre o desempenho institucional, os indicadores e números apresentados mostraram o cumprimento de mais de 85% das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no PAT, tais como: promover integração dos servidores, buscando melhorias no clima organizacional e na qualidade de vida; ampliar parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, desenvolver ações e instrumentos de comunicação e marketing institucional; disseminar políticas de extensão, pesquisa e inovação.

Destaque

Na área de ensino, 43 alunos foram encaminhados ano passado para vagas de estágio e do Programa Jovem Aprendiz por meio de parcerias com instituições do município. Outras conquistas importantes foram a implantação do curso Técnico Integrado em Sistemas de Energia Renovável, a contratação de mais professores, o estudo para a abertura de novos cursos, o início do processo de integração interdisciplinar, as adequações nos laboratórios de química e de hidráulica e a realização do curso de libras, da oficina de currículo e da orientação profissional e de rotina de estudo.

Também mereceram destaque as atividades para a promoção da ciência, da integração, da conscientização e da cultura. Estão entre os principais eventos e conquistas de 2019 a Feira de Ciências, a Semana de Afrocultura, o Café da Diversidade, o Show de Talentos, o Encontro com as Famílias e as medalhas dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Física, de Matemática e de Robótica, no Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa e de Futebol de Robô. Foram realizadas ainda 22 visitas técnicas para aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Para o estudante Gabriel Nascimento, 17 anos, do curso Técnico Integrado em Edificações, foi muito proveitoso ter acesso às informações sobre os recursos aplicados e as ações desenvolvidas no campus. “Foi interessante saber como o dinheiro público é gasto e como é o funcionamento do IFS em Estância. Deu para perceber como os servidores fazem o que podem com um dinheiro tão curto e que a educação ainda não é prioridade no país”, afirmou.