Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Poeta e ex-aluno participa de bate-papo no Campus São Cristóvão

Poeta e ex-aluno participa de bate-papo no Campus São Cristóvão

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2015, 09h44 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
3aQuando adolescente, aluno do Colégio Agrícola, utilizava a leitura como válvula de escape. Nos dias atuais, escritor elogiado por autores de sucesso como o poeta brasileiro Ferreira Gullar, Ronaldson esteve no último mês, na Biblioteca João Ribeiro do Campus
São Cristóvão e participou de um bate-papo com os estudantes acerca do ‘Choque Existencial: Internato Agrícola, Arte e Poesia na Adolescência’. Convidado pelo professor de literatura Reginaldo de Jesus, a ação compõe uma série de encontros com literatos do estado.

As experiências vivenciadas pelo ex-aluno nas instalações da unidade de ensino foram substanciais para a fomentação da sua carreira. Sobre o período, produziu o poema Colégio Agrícola. “Comecei a escrever aqui dentro”, afirma. Para Reginaldo, sem dúvida alguma, o texto mais quisto pelos alunos.

4aBem humorado, Ronaldson apresentou aos estudantes, por meio de fotos, o campus na década de 80. “O colégio mudou muito, o que é natural, porque são mais de 20 anos. O colégio está caminhando para os 90 anos e depois para um século. É muito tempo”, destaca.

O autor discorreu acerca da solidão que sentia quando interno, das alegrias, das amizades que construiu no período, do trabalho que desenvolveu coletivamente, da cooperativa e suas peculiaridades, uma mistura de saudosismo e reconhecimento. A solidão, tantas vezes companheira, impulsionou-o ao hábito da leitura. “Quem estudou aqui nos anos 70, deve ter sido uma barra pesadíssima”, diz, sem conter o riso. Nos arquivos da João Ribeiro, livros cedidos reiteradas vezes para o mesmo adolescente ávido pela companhia de bons autores, representam a época.

7a1a6a

Homenagens

5aEm tributo ao poeta, estudantes realizaram inúmeras apresentações baseadas na sua obra. “Estou surpreso e feliz com a generosidade e criatividade de vocês, a dedicação”, retribui.

Credenciais

José Ronaldson Souza é poeta, jornalista, artista plástico e ilustrador. Teve seu primeiro livro, Questão de Íris, publicado em 1997. É ganhador de vários prêmios literários, entre eles, Prêmio Santo Souza de Poesia, em 2006.

Ascom - Campus São Cristóvão