Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Colação de grau, de turma pioneira, é realizada no IFS- São Cristóvão

Colação de grau, de turma pioneira, é realizada no IFS- São Cristóvão

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quarta, 21 de Mai de 2014, 11h03 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

1O Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão realizou, no final do último mês, cerimônia de colação de grau da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Com foco no conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, na aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, na legislação ambiental, bem como na visão crítica das relações sociais de produção, o campus é o único no estado a oferecer graduação na área.

5Alfredo Cabral, diretor geral do campus, destacou a característica precursora do curso. Segundo o gestor, os estudantes passaram pelas dificuldades e conquistas inerentes ao pioneirismo. “Agradeço à equipe de docentes pelo trabalho desenvolvimento em prol da formação profissional dos estudantes e aprovação do curso. Em tempo, desejo sucesso aos tecnólogos no exercício da carreira escolhida”, endossa.

4Para a professora Lúcia Dalbosco, representante da reitoria, a instituição tem proporcionado aos estudantes condições para a consolidação do ensino. “Não poderia deixar de falar da importância do IFS na formação dos alunos, do esforço do reitor, do diretor deste campus e dos professores do curso, no propósito de oferecer uma educação de qualidade”, destaca.

Pioneirismo

Criado em 2010, o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, despontou como a primeira graduação disponibilizada pelo Campus São Cristóvão ao público. Na avaliação inicial, realizada pelo Ministério da Educação, obteve conceito 3, apresentando um perfil bom de qualidade.

Esta formatura tem uma conotação muito especial, pois entramos para a história do IFS. Nossos professores fizeram valer a pena, muitas vezes se sacrificaram para o bem da nossa formação. A agroecologia nos proporcionou mudança de comportamento, pensamentos e até sentimentos", aponta Suelena Leal, oradora da turma.

Homenagens

2As professoras Eliane Dalmora e Irinéia Nascimento foram, respectivamente, patronesse e paraninfa. “Agradeço pelo que vocês são e representam, primeira turma de Agroecologia, mas também pela enxurrada de bons sentimentos que me propiciam nesta hora. Por me proporcionarem este momento de realização suprema na vida de um professor”, descreve Irinéia.

3José de Oliveira Dantas foi o docente homenageado pela turma. “Obrigada, professor Dantas, pela sua proximidade, carinho, compreensão e acolhimento sempre demonstrado ao longo do curso”, diz Suelena.

Futuro

A sustentabilidade é valor relevante para os profissionais da área. Com o mercado receptivo, a expectativa é que os tecnólogos possam atuar em propriedades rurais, cooperativas, associações, movimentos sociais, órgãos governamentais e não governamentais. “Nossas prioridades mudam e mudarão. Este é o começo, o ponto de partida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. Mudar a própria sina, mudar realidade que nos cerca”, conclui a oradora.