Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Economia solidária é tema de exercício prático do Mulheres Mil

Economia solidária é tema de exercício prático do Mulheres Mil

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 13h55 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Estudantes do Mulheres Mil participaram, na última semana, do exercício de economia solidária, desenvolvido pela professora Eliane Dalmora e pelos alunos do curso superior em Agroecologia, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão. Princípios de cooperação, solidariedade e autogestão, comuns à reciprocidade, foram apresentados como alternativa para geração de trabalho e distribuição de renda.

IMG 113120130903 131336Guloseimas de batata-doce orgânica, cocadas e trabalhos artesanais foram alguns dos produtos trocados na atividade. “A feira promove a circulação de mercadorias sem o uso da moeda”, explica a docente. Segundo Dalmora, em muitos estados há os chamados clubes de troca, onde os participantes comercializam mercadorias e serviços. “Os clubes surgiram em função de economias onde ocorreu a escassez”, define.

Batata-doce

20130903 132141Além da prática da permuta, as integrantes do Mulheres Mil aprenderam técnicas de cultura da batata-doce, em apresentação realizada pelos universitários. A ideia é que a hortaliça, cujo cultivo foi exposto com viés agroecológico, possa ser utilizada nas feiras de economia solidária, uma vez que, in natura ou como matéria-prima, é fonte de renda.

As estudantes do programa passaram a conhecer novos métodos de manejo. Assim, o objetivo do trabalho ultrapassará a barreira do lucro, o foco será a qualidade do produto, seja para consumo próprio ou troca de mercadorias.