Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Aula inaugural do Campus São Cristóvão reúne calouros e veteranos

Aula inaugural do Campus São Cristóvão reúne calouros e veteranos

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2012, 11h30 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08
O início do ano letivo é um período de muita expectativa para os estudantes, hora de conhecer novas pessoas, rever colegas e compreender as características do ambiente acadêmico. Visando recepcionar novos e antigos alunos, a reitoria promoveu, no dia 29 de março, a aula inaugural do Campus São Cristóvão.

Com o auditório repleto de estudantes e servidores, a reitora em exercício e pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, representou o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira, que estava em missão internacional na China e na Coreia do Sul. “Que essa etapa que se inicia seja continuada dentro do IFS, que oferece também cursos de nível superior”, afirma.

A professora destacou que a reitoria tem atuado em parceria com a direção de cada campus para buscar melhorias nas instalações físicas dos prédios. “O Campus São Cristóvão conta com dois cursos superiores, cursos técnicos e Proeja, por isso é preciso proporcionar ao estudante uma estrutura física que possibilite o amplo usufruto do seu espaço”, declara.

Avanços

Ela ressaltou alguns avanços específicos para o campus durante a atual gestão. “Em breve, esse campus passará por uma grande reforma, que irá abranger salas de aula, laboratórios e alojamentos. Além disso, foram adquiridos, recentemente, equipamentos para implantação de uma academia de ginástica que trará benefícios para toda a comunidade acadêmica”, diz.

Na oportunidade, ela ressaltou a ampliação do número de cursos oferecidos, disponibilização de editais de pesquisa e extensão e a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em atendimento à Lei de Inovação Tecnológica. “Firmamos também um importante convênio com a Petrobras, que vai beneficiar mais de 600 alunos, além do oferecimento de bolsas de qualificação aos servidores e aquisição de equipamentos de ginástica para serem utilizados pela comunidade acadêmica”, declara ela.

Gestão

O diretor geral do campus, Alfredo Cabral, agradeceu o apoio recebido em sua administração. “O processo de gestão é sistêmico, é um trabalho realizado em equipe. Cada um executa a sua parte, em prol da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Cabe ao educando aproveitar as oportunidades oferecidas aqui no IFS e zelar pelo patrimônio público”, destaca.

Na ocasião, a pedagoga Aristela Lima proferiu uma palestra motivacional bastante elogiada por alunos e servidores. “Quero propor aqui um momento de reflexão, peço que vocês reflitam sobre onde estavam antes de ingressar no instituto, onde estão agora e onde estarão no futuro. Observem a importância que a educação possui em suas vidas, como estar em uma instituição de ensino de qualidade contribuirá para o seu futuro”, ressalta.

Para finalizar sua participação, a pedagoga convidou os estudantes a ouvirem atentamente a canção ‘Coração de Estudante’, de Milton Nascimento, e fazerem uma reflexão sobre ela. “Essa música nos mostra a importância de ser humano, ser pessoa e de ser estudante. Espero que vocês possam refletir sobre o seu papel na sociedade, como pessoa, estudante e futuro profissional”, diz.

Presenças

Também compuseram a mesa o professor Adelmo Menezes, pró-reitor de Ensino, a professora Maria Eliane Vargas, diretora de Assistência Estudantil, Lani Walcélia, coordenadora geral de Assistência ao Educando, e Juliana Sério, coordenadora geral de Ensino. Ainda esteve presente o professor Marco Arlindo, diretor de Ensino, além de outros servidores e alunos.