Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Alunos promovem festa junina no Campus São Cristóvão

Alunos promovem festa junina no Campus São Cristóvão

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Terça, 21 de Junho de 2011, 15h53 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Na última quarta-feira, 15, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão se transformou em um grande arraial. Uma festa com muita música, dança e comidas típicas proporcionou a interação entre estudantes e servidores.

A professora de Artes Lindamar Oliveira aproveitou o período junino para incentivar os estudantes a conhecerem um pouco mais sobre a cultura nordestina e aplicarem práticas artísticas comuns à região no mês de junho. “Nossa cultura é muito rica, além disso, estamos no campo, temos que utilizar estes recursos a nosso favor. A escola fica muito bonita enfeitada para o São João, os meninos adoram”, defende.

Sob orientação da professora, os alunos criaram, desenvolveram e apresentaram uma quadrilha junina ao som de um repertório variado, associado às coreografias incansavelmente ensaiadas. “Eles fizeram tudo, a decoração, quadrilha, sugeriam os concursos. Eu orientava, opinava, mas a decisão final foi do grupo”, afirma Lindamar.

Segundo ela, a realização da quadrilha foi bem sucedida graças à criação do grupo de dança e teatro Zabumba, criado por alunos Campus São Cristóvão especialmente para o Fórum Mundial de Arte e Cultura realizado em 2009, em Brasília. “O grupo foi idealizado através da coordenação de artes e fortalece a identidade escolar através dos saberes tradicionais acumulados e repassados. Nos festejos juninos foram aplicados alguns deles”, acrescenta.

Atrações

Durante a festa junina, foram realizadas apresentações de forró e um concurso para eleger a rainha do milho. Um trator ornamentado pelos estudantes trouxe os noivos para a cerimônia do casamento caipira.

No auge da festa, a quadrilha junina entrou em cena, contagiando a todos os presentes com sua alegria. “Foi uma festa linda”, diz a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, que integrou o júri ao lado de Maria Eliane Vargas, diretora de Assistência Estudantil.

Os estudantes haitianos assistiram ao evento nitidamente encantados. “Estamos muito felizes por participarmos de tudo isso. Muito obrigado”, afirma o representante do grupo. Durante a noite, os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) deram continuidade à festa. Ao final da noite, uma cesta com produtos juninos foi doada à Casa Bom Samaritano, que acolhe soropositivos.