Página inicial > Últimas Notícias > Administração > Acesso à internet sem fio institucional sofre modificação

Acesso à internet sem fio institucional sofre modificação

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 09h04 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
wifiCom o objetivo de adequar a oferta de internet sem fio às legislações federais que orientam o serviço, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), modificou a forma de acessar a rede da instituição. A partir de agora, será necessário fornecer alguns dados para ter direito a realizar a conexão. O sistema já foi implantado no Campus Aracaju e na sede do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e será expandido para os demais campi do IFS.

A medida foi adotada em virtude da obrigação de provedores de internet ou qualquer rede de computadores manterem o registro dos usuários do serviço. Por conta disso, o IFS tem o dever de identificar a utilização de sua rede de computadores e manter essas informações arquivadas pelo prazo de um ano – os dados coletados do conteúdo acessado pelos usuários através do dispositivo cadastrado, porém, só serão concedidos através de ordem judicial.

Como acessar

O acesso será dividido em três grupos. O Grupo 1 é destinado aos visitantes. Para eles, a credencial terá validade de cinco dias e poderá ser realizada por meio de Facebook, Google ou autocadastro – para esse último, o acesso exigirá uma confirmação por meio do e-mail. O usuário terá 10 minutos para realizar a confirmação, caso contrário terá de repetir o procedimento.

O Grupo 2 é o dos servidores do IFS. Para acessar, eles podem utilizar a matricula SIAPE - a senha será a mesma utilizada no sistema SIG. A credencial pode ser utilizada pelo prazo de 1 mês e após esse prazo será exigido uma nova autenticação.

Por fim, o Grupo 3 é o destinado aos discentes. Para os alunos com matrícula ativa em cursos do IFS, a credencial terá validade até o termino de cada semestre letivo e deve ser renovada ao início de cada quatro meses. Para acessar, o estudante precisa utilizar a matricula como identificação do usuário e o CPF como senha.