Página inicial > Últimas Notícias > Glória > III ARRASTA IFS do Campus Glória homenageia artistas da música nordestina

III ARRASTA IFS do Campus Glória homenageia artistas da música nordestina

Criado: Sábado, 29 de Junho de 2019, 17h15 | Publicado: Sábado, 29 de Junho de 2019, 17h15 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Gincana Junina foi o ponto alto do evento

1Estudantes, professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e comunidade externa animaram o Campus Glória no III ARRASTA IFS, evento de natureza cultural e lúdica. A programação contou com apresentação do trio de forró pé-de-serra Raízes Nordestinas do município de Poço Redondo (SE), quadrilha improvisada, correio caipira, comidas típicas, sorteios e, como carro chefe, a Gincana Junina 2019 que envolveu os discentes da instituição distribuídos em cinco equipes. Cada equipe homenageou um artista da música sergipana e nordestina sorteado previamente, quais foram Clemilda (Aracaju-SE), Erivaldo de Carira (Carira-SE), Flávio José (Monteiro-PB), Marinês (São Vicente Ferrer-PE) e Rogério (Estância-SE).

2“Marinês” foi a equipe vencedora da Gincana Junina 2019, formada pelos estudantes da turma do 1º ano D do curso Técnico Integrado em Agropecuária. O segundo e o terceiro lugar também ficaram com as demais turmas do mesmo curso. Em segundo lugar, ficou a equipe “Erivaldo de Carira” (3º ano) e em terceiro lugar, a equipe “Clemilda” (1º ano E). “Desde a descoberta da nossa artista homenageada, durante a preparação das tarefas e no evento em si, a turma esteve bastante unida e prestativa, foi sensacional cada momento. A gincana foi muito bem elaborada com regras e metas a serem cumpridas, só temos a agradecer a comissão organizadora por nos proporcionar um momento cultural com lazer e aprendizado. A premiação do primeiro lugar foi muito gratificante por saber que toda dedicação, todo esforço foi recompensado. Foi uma experiência única”, comemorou Luiza Camille, aluna e membro da equipe vencedora Marinês.

3Como uma das tarefas da gincana, as equipes montaram barracas juninas com exposição sobre a vida e obra de cada artista homenageado, contendo fotos, textos e músicas, lançando mão de muita criatividade, a exemplo da equipe Erivaldo de Carira que apresentou sua pesquisa com recursos multimídia. “Em nossa barraca, o visitante era recebido com as boas vindas do nosso artista homenageado, possibilitado por uma gravação em áudio que conseguimos por telefone com ele”, explicou Paloma Farias, aluna da turma do 3º ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária e líder da equipe.

4Um corpo de jurados formado por educadores do município de Nossa Senhora da Glória participou do evento e se encantou com o trabalho de cada equipe. Os professores Fábio Aragão e Marta Reis, o diretor da Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos, prof. Manoel Aragão e a mestranda em Estudos Literários, Daynara Côrtes destacaram a importância do evento para a preservação da cultura nordestina. “Para a revitalização da nossa memória particular e coletiva, atividades como essa são extremamente importantes. Se envolver com o legado artístico e humanizador de artistas da nossa terra nos traz o sentimento de pertencimento identitário, cujo cenário industrial contemporâneo da música tende a desbotar cores tão bonitas que trazemos. Ver o envolvimento das turmas em um projeto dinâmico é ainda mais satisfatório, pois o conhecimento se alarga, provando que é possível aprender dentro e fora da sala de aula”, ressaltou a jurada Daynara Côrtes

5Além, da barraca junina, a gincana teve tarefas como comidas típicas, paródias de música junina, dança do casal matuto e, ainda, três tarefas na quadra de areia, ovo na colher, corrida do saco e cabo de guerra. Uma tarde de competição com muita animação, descontração e beleza que envolveu a todos. “O III Arrasta IFS foi um evento divertido, integrador e enriquecedor para todos nós que tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e a tradição do nosso estado e do Nordeste. Os festejos juninos fazem parte da história nordestina e o evento conseguiu valorizá-la. Foi bonito ver o empenho dos nossos alunos em expor todo o conhecimento pesquisado sobre os artistas homenageados na organização de suas barracas, como também nas outras atividades da gincana junina. A comissão organizadora está de parabéns, bem como todos os discentes, servidores e funcionários terceirizados que participaram e contribuíram com o evento”, destacou Raphaela Nascimento, coordenadora de Assistência Estudantil do Campus Glória.

capaO III Arrasta IFS teve como objetivo promover o aprendizado de forma interdisciplinar, valorizando a cultura regional e as manifestações populares. A instituição contou com diversas parcerias para a realização do evento, a exemplo da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória e diversos comerciantes locais, além do apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão do IFS e do Campus Itabaiana.

Para conferir a cobertura fotográfica completa do evento, acesse o álbum de fotos na fanpage oficial do Campus Glória.