Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Projeto Diálogos Contemporâneos do Campus Glória promove debate e estimula a pesquisa
EXTENSÃO

Criado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h09 | Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h09 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Primeira edição do projeto traz uma roda de conversa sobre Pandemia e Saúde Mental

Por Andrêzza Castro

DC editadoCom o objetivo de promover rodas de conversas sobre temas relevantes da sociedade contemporânea para os alunos do ensino médio do IFS e a comunidade em geral, o projeto de extensão "Diálogos Contemporâneos do IFS: Informação, Conhecimento, Cultura e Educação" realiza, nesta quarta-feira, dia 24, a primeira roda de conversa sob a temática “Pandemia e Saúde Mental.

cardcampusgloriaA roda de conversa terá início às 18h, no canal do YouTube do IFS Campus Glória e contará com duas palestras “Pandemias na história e na contemporaneidade: aspectos políticas e sociais” com o Prof. Dr. Ricardo dos Santos Batista da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e “Aprendendo a lidar com a saúde mental em tempo de pandemia” com a Profª. Dra. Simone Maidel do IFS/Campus Aracaju..A mediação será da Profª. Ma. Essia de Paula Romão-Torres, lotada no IFS/Campus Glória e autora do projeto.

O evento é aberto à comunidade em geral, porém para receber certificação, o interessado deve realizar inscrição no Sistema de Publicação do IFS - Sispubli.

Segundo a professora Éssia Romão,outras ações fazem parte desse projeto. “Criamos um perfil no Instagram para o projeto com o objetivo de utilizá-lo como uma ferramenta midiática para orientar, informar e indicar aos alunos, e qualquer internauta, fontes confiáveis e estratégias de pesquisa frente às 'fake news', o perfil é administrado pelos alunos envolvidos no projeto sob a supervisão das docentes”, explicou a autora.

Outra ação do projeto é a preparação dos alunos para o debate, através do estímulo à pesquisa e leituras bibliográficas. “As temáticas são repassadas previamente aos discentes para que os mesmos possam pesquisar e levar suas dúvidas sobre os temas em questão, analisando os acervos digitais do Arquivo Nacional, da Hemeroteca Digital, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, bem como acervo de jornais sergipanos, nosso objetivo é proporcionar aos discentes o contato com pesquisas e desenvolver a criticidade nos debates propostos pelas rodas de conversa, propondo uma articulação entre as informações veiculadas nos meios de comunicação e os conhecimentos adquiridos na escola”, esclareceu a professora Éssia Romão.

O público-alvo do projeto são os alunos dos cursos técnicos Integrados dos campi Glória e Itabaiana, contudo as rodas de conversa online, bem como o perfil do Instagram estão abertos a toda a comunidade acadêmica e social.

O projeto Diálogos Contemporâneos tem como co-autora, a Profª. Drª. Mariana Barreto de Góis do IFS/Campus Glória e uma comissão organizadora formada, ainda, pela docente Daysi Lange do IFS/Campus Itabaiana, a servidora Andrêzza Castro, assessora de Comunicação do IFS/Campus Glória, além das alunas dos curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória, Giovanna Santos Rodrigues, Nairely da Silva Aragão e Rosilene Oliveira de Jesus e a aluna Rebeka Pereira Souza Santos do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do IFS/Campus Itabaiana.

Até o mês de junho deste ano, serão realizadas uma roda de conversa por mês, sempre online e abertas ao público em geral, com transmissão pelo canal do YouTube do Campus Glória.