Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do Campus Lagarto faz intercâmbio no Canadá através do Ciência sem Fronteiras

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2013, 12h03 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Marcelo Santa RosaMais um aluno do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi selecionado para fazer intercâmbio fora do país através do programa Ciência sem Fronteiras. O estudante do 4° período do curso de Sistemas de Informação do Campus Lagarto, Marcelo Santos Santa Rosa, também servidor do IFS, irá estudar no Langara College, localizado em Vancouver, no Canadá.

Com apenas 22 anos, o aluno e servidor do IFS conta que conheceu o programa através dos estudantes do instituto selecionados anteriormente. "Já conhecia o programa através dos alunos João Paulo Grisente e Jonhatta Ribeiro, selecionados para estudar no Canadá. A partir de então, comecei a pesquisar sobre o programa", ressalta.

Marcelo, que fez a prova do TOEFL através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Universidade Federal de Sergipe (UFS), acredita que a realização do exame no IFS representa uma maior comodidade para os interessados em participar do programa. "Isso demonstra a preocupação do instituto em oferecer à comunidade acadêmica as condições necessárias para a elegibilidade dos seus membros em programas de intercâmbio", diz.

Apoio

Marcelo Santa Rosa 2O estudante, que já foi voluntário de um projeto do Programa de Iniciação Científica (Pibic) no IFS e integra a equipe da empresa júnior de informática do Campus Lagarto, acredita que o apoio da instituição foi fundamental para a sua conquista. "Agradeço, em especial, ao professor Nazareno Gonçalves, assessor de assuntos internacionais, e à pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, que colaboraram de forma efetiva para a realização das etapas necessárias exigidas pelo programa", destaca.

O servidor-estudante, que atendeu aos requisitos da seleção mantendo uma boa média e participando de projetos de pesquisa, fala da sua expectativa com a participação no programa. "Espero absorver o máximo de conhecimento com essa experiência, seja em âmbito pessoal, profissional e acadêmico", declara.

Diversidade cultural

Foto 2 - Marcelo Santa Rosa e Ailton Ribeiro de Oliveira - reitor do IFSO reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, ressalta que a aproximação com novas culturas proporciona o crescimento pessoal e profissional. "O intercâmbio promove riqueza e diversidade cultural. Por isso, um dos objetivos do instituto é intensificar essa prática, garantindo que os nossos alunos, professores e técnicos administrativos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência tão valiosa", enfatiza.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, afirma que a instituição acompanha de perto todo o processo de inscrição e seleção dos seus estudantes em programas de intercâmbio. "Estamos sempre presentes para oferecer todo o apoio necessário para a participação dos nossos alunos no programa. O intercâmbio é importante para o crescimento acadêmico do corpo discente, que terá ainda mais compromisso com as atividades de pesquisa e extensão", ressalta.

Programa

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

registrado em: