Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre importância do planejamento marca início da elaboração do PDI

Palestra sobre importância do planejamento marca início da elaboração do PDI

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2013, 14h41 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
foto1Na manhã da última quarta-feira, 30, foi ministrada no prédio do Pronatec a palestra 'A importância do PDI para as instituições de ensino', pela professora Maria Tereza Gomes Lins, do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento marcou o início dos trabalhos de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que irá nortear as ações da instituição nos próximos cinco anos, entre 2014 e 2019.

Em sua fala, a professora Tereza ressaltou a importância do processo de planejamento, momento de escolha das alternativas de ação para o futuro. "O planejamento é uma tentativa de predizer o que vai acontecer, momento de buscar respostas para perguntas como 'onde estamos', 'como estamos indo', 'onde queremos ir' e 'como vamos chegar lá'", diz.

Instrumento de gestão

foto3Ela ressaltou que o PDI é, inclusive, um requisito imprescindível para o reconhecimento e avaliação dos cursos superiores pelo Ministério da Educação (MEC). "O PDI é um instrumento de gestão, que precisa ser participativo, de curto, médio e longo prazo, e deve conter o planejamento das unidades, o plano de ação e a gestão responsável dos recursos", afirma a docente.

A palestrante fez questão de ressaltar que o PDI não deve ser somente um documento de informação e consulta. "É preciso sensibilizar os integrantes da instituição de que esse deve ser um instrumento de construção coletiva, ou seja, todos devem dele participar. O PDI não deve apenas ser aceito pela comunidade, mas seus membros devem se comprometer com a sua elaboração", destaca.

Princípios

Os princípios que devem nortear o processo de construção do PDI também foram destaque na palestra da professora Maria Tereza. "É fundamental que haja transparência, envolvimento de docentes, técnicos administrativos e discentes, utilização de ferramentas informatizadas, elaboração com base em um diagnóstico, comprometimento da equipe gestora e uma construção na perspectiva de consolidar a identidade da instituição", ressalta ela.

Ao final da palestra, o professor Alberto Aciole, reitor em exercício e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, agradeceu à docente pelos ensinamentos transmitidos e deu início aos encaminhamentos para elaboração do PDI 2014-2019 do IFS. "Temos agora a grande responsabilidade de iniciar os trabalhos de construção do PDI e, para isso, esperamos contar com a participação de todos os membros da nossa comunidade acadêmica", enfatiza.

foto2  foto5

Presenças

O evento, uma ação da Reitoria, com execução da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), contou com a presença de pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores gerais dos campi, gerentes, coordenadores e outros representantes dos docentes, técnicos administrativos e alunos do instituto.

registrado em: