Página inicial > Últimas Notícias > IFS tem programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
MULHERES NA CIÊNCIA

IFS tem programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Criado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 11h58 | Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 12h10 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 10h29

Ações serão realizadas de forma on-line, sendo destinadas às comunidades interna e externa

Por: Monique de Sá

capa EMMCO 8 de março é conhecido internacionalmente como Dia da Mulher. A data é simbólica e representa a reivindicação de direitos, sendo consequência de um processo de luta social, política e histórica. É nesta ótica que o Instituto federal de Sergipe (IFS) realiza uma programação especial para o mês de reflexão e homenagem às mulheres. Nos dias 05 e 08 de março, o Instituto promove o II Encontro de Mulheres e Meninas na Ciência (EMMC), no canal oficial do IFS no YouTube: youtube.com/IFSergipe.

A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão do Instituto (Propex/IFS), que visa divulgar as pesquisas desenvolvidas na área de gênero, retratar histórias de mulheres ligadas à Ciência e sua atuação, além de celebrar a data. Para participar, os interessados devem se inscrever via SISPUBLI até o dia 04 de março.

O evento será aberto à comunidade interna e externa do IFS e contará em sua abertura com a participação da pesquisadora AberturaJaqueline Góes - cientista que fez parte da equipe responsável pela sequenciação do primeiro genoma do vírus SARS-CoV-2, quando confirmado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. “Teremos também uma mesa-redonda, com a apresentação dos projetos institucionais que fizeram parte do edital Mulheres na Ciência. O objetivo da mesa será socializar os resultados das pesquisas aplicadas nos campi”, revela Mariana Barreto, coordenadora de Apoio à Pesquisa do IFS e uma das organizadoras do evento.

Ação articulada

A convite da Propex, o IFS São Cristóvão é um dos campi que integrará suas ações alusivas à data ao EMMC. Para Valéria Maria Santana, professora de História da unidade de ensino, este cenário de pandemia tem trazido enormes desafios, mas também grandes aprendizados. O uso das tecnologias da informação como forma de encurtar as distâncias é um deles.

“Quando a comissão organizadora do Campus São Cristóvão pensou neste evento, consideramos proporcionar aos estudantes debates sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em diversos aspectos da sociedade. Nesse sentido, o convite da Propex foi uma grata surpresa, pois percebemos que os objetivos convergiram e que a integração dos dois eventos seria não só possível, mas também oportuna, pois dará ainda mais visibilidade à temática proposta”, ressalta a docente.

Representatividade é a palavra que melhor define o EMMC deste ano. Uma das convidadas, por exemplo, é Linda Brasil, mulher trans, pesquisadora e vereadora mais votada em Aracaju. “Há diversas formas de ser mulher e, embora tenhamos desafios em comum, sabemos que cada realidade distinta traz consigo especificidades. Além dela, teremos na mesma mesa duas outras educadoras, uma negra e uma indígena, que apresentarão relatos de suas vivências”, lembra Valéria.

EMMCA docente ainda destaca que a inserção das mulheres em espaços predominantemente masculinos é um dos pontos evidenciados na programação, por isso, a comissão organizadora teve a ideia de incluir um homem neste momento de fala. “Faz-se necessário que nossa sociedade, de herança patriarcal, compreenda que o feminismo consiste na luta por direitos iguais entre homens e mulheres, e não a supremacia de um, em detrimento do outro. Assim, esta é uma luta de todos, independentemente do gênero”.

Além disso, foram convidadas professoras que trilharam trajetórias como pesquisadoras, de maneira que as participantes do evento possam se sentir representadas e entendam que histórias femininas de sucesso dentro da Ciência são alcançáveis.

Confira a programação do II EMMC:

05/03/2021
9h Mesa de abertura
Profª. Dra. Ruth Sales Gama de Andrade – Reitora do IFS
Profª. Dra. Chirlaine Cristine Gonçalves – Pró-reitora de Pesquisa e Extensão
Profª Dra. Mariana Emanuelle Barreto de Gois – Coordenadora de Apoio à Pesquisa

9h10 Palestra de Abertura
Mulheres na Ciência
Profª. Dra. Jaqueline Góes de Jesus – Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
Mediadora: Profª. Dra. Simone Maidel – IFS/Campus Aracaju

10h – Poesia da discente Ana Lídia da Conceição Santana – Campus Glória

08/03/2021
08h20 Abertura – Transmissão pelo canal do IFS no YouTube
- Apresentação Cultural

08h30 Mesa-redonda I (Mulher e Educação: Práticas Educativas e Empoderamento)
Moderadora: Profª Dra. Mariana Emanuelle Barreto de Gois

- Projeto Meninas Digitais – Regional Sergipe
Profª Ma. Jislane Silva Santos Menezes - IFS/Campus Lagarto
- Professoras de Matemática da rede IF de Sergipe: Construindo histórias de suas atuações (1911-2002)
Profª Dra. Lenira Pereira da Silva - IFS/Campus Aracaju
- Um estudo sobre Mulheres na Física
Profª Dra. Héstia Raissa Batista Reis Lima - IFS/Campus Lagarto
- Uso de podcast como ferramenta de discussão teórico-crítica sobre gênero, feminismo e literatura
Profª Dra. Jocelaine Oliveira dos Santos - IFS/Campus Estância

10h10 Exposição do Vídeo: “Mulher na Ciência”

10h30 Mesa-redonda II (Mulher e Trabalho: Preconceito, Desafios e Conquistas)
Moderadora: Profª Dra. Isabela Bacalhau de Oliveira

- Relações de Gênero e o Trabalho nosso de cada dia: quanto vale? quem vê? o que o IFS tem com isso?
Profª Dra. Elza Ferreira Santos - IFS/Campus Aracaju
- Mulheres na segurança pública: conquistas e (in)visibilidades
Prof. Dr. Marcos Santana de Souza - UFS/Campus São Cristóvão
- Violência contra a mulher e o mundo do trabalho