Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Estudantes do Campus Socorro criam animação para facilitar aprendizadem
EDUCAÇÃO INOVADORA

Estudantes do Campus Socorro criam animação para facilitar aprendizadem

Criado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h52 | Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 15h52 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 18h09

O uso de recursos midiáticos ajudam os alunos a compreenderem o conteúdo de noções de eletrônica.

ElineA utilização de recursos midiáticos em sala de aula possibilita a inovação nas práticas de aprendizagem, pois permite que os estudantes articulem os conteúdos didáticos de forma mais atrativa e interativa. O uso de múltiplas linguagens (som, imagem, vídeo) possibilita estimular a criatividade dos jovens, por meio de habilidades que os auxiliem a pesquisar informações, recursos e, por que não, tecnologias que possam contribuir para a construção de novos conhecimentos.

A equipe pedagógica e os docentes do Campus Socorro, atentos à necessidade do IFS em preparar futuros profissionais para o século XXI, tem buscado desenvolver atividades que articulem a educação tradicional, por meio de aulas expositivas, a práticas educacionais que tragam para o processo de aprendizagem linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes.

Nesse sentido, a título ilustrativo, citamos uma experiência realizada na disciplina Noções de Eletrônica, ministrada pela professora Eline Alves dos Santos, quando os estudantes foram desafiados a produzir uma animação para explicar qualquer um dos tópicos tratados na referida disciplina.eline 2

Por meio de pesquisas na internet, e sob a supervisão da docente, os estudantes, divididos em grupos, utilizaram plataformas gratuitas para construir narrativas animadas que explicassem aos colegas de turma os conhecimentos estudados no decorrer do semestre. A experiência oportunizou trabalhar conhecimentos técnicos, além da pesquisa por soluções tecnológicas para a atividade e as capacidades de compreensão e síntese.

Segundo a professora Eline Alves, a criatividade é considerada uma habilidade importante para os profissionais do século XXI, pois a maioria dos problemas que os profissionais terão que resolver em sua vida profissional ainda nem foram criados. “A escola necessita ampliar suas práticas pedagógicas para estimular a criatividade. Por que não utilizarmos a animação para dialogar com os conteúdos técnicos? Os nossos estudantes são de uma geração tecnológica. Portanto, estão muito mais familiarizados com as linguagens midiáticas. Além disso, atividades dessa natureza tornam as atividades muito mais atrativas”, ressaltou a docente.

Para o estudante Rubens Marques da Silva Oliveira, integrante do grupo que produziu uma animação sobre o 'transformador e suas definições', é necessário que o sistema educacional amplie suas maneiras de ensinar, a fim de tornar o processo educativo mais interessante para os estudantes. "O sistema de ensino no Brasil está um tanto quanto defasado, falta dinamismo. Gostei da atividade proposta pela professora porque nos sentimos desafiados a fazer algo interessante. Não foi fácil, mas ficamos orgulhosos do produto final”, disse o estudante.