Página inicial > Últimas Notícias > Promoção da saúde mobiliza o Campus São Cristóvão

Promoção da saúde mobiliza o Campus São Cristóvão

Criado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 15h26 | Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 15h26 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 17h00

Parceria com a Secretaria de Saúde do Município impulsiona evento e atrai público

01Com mais de 600 atendimentos e cerca de 100 ouvintes nas rodas de conversa, a I Semana de Promoção da Saúde Escolar, realizada no final de janeiro, no Campus São Cristóvão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, impactou positivamente a qualidade de vida dos participantes. Os números endossam a relevância do evento, que proporcionou a difusão de saberes, o fomento da cidadania e fortalecimento da participação social, por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

07Segundo Caíque Jordan, coordenador da Coordenadoria de Saúde Escolar (COSE), a atividade corrobora para um novo modelo de enfermagem que pretendem traçar no Campus. Para ele, ações com esses atributos são primícias para que os adolescentes se conscientizem da relevância da prevenção na saúde. “Tal êxito não seria possível sem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, sob a responsabilidade de doutora Joélia Santos, e sua equipe técnica. Toda a comunidade escolar participou de maneira ativa, desde os estudantes e docentes, à equipe multidisciplinar que os assiste no campus”, enfatiza.

Toniclay Nogueira, diretor-geral em exercício, destacou o posicionamento da instituição educacional como agente facilitador e disseminador de informações, especialmente, daquelas relacionadas à saúde. Caíque reafirmou o valor das intervenções e sugeriu novos intentos. “Espera-se que mais ações preventivas e de promoção da saúde possam ser desenvolvidas, haja vista a escola ser um ambiente privilegiado para a instrumentalização do autocuidado dos adolescentes”, frisa.

03O tamanho e abrangência do Campus despertaram o interesse da Coordenadora do Programa de Saúde Escolar de São Cristóvão, Duanne Carvalho. Para ela, a unidade de ensino era prioritária para o desenvolvimento de ações, atreladas ao planejamento do trabalho desempenhado pelo Município.

Ana Cecília Barbosa, psicóloga, destaca a abordagem do evento. “A Semana de Saúde vem estreitar os laços com a Secretaria de Saúde do Município de São Cristóvão, a partir do desenvolvimento de ações que vão além do enfoque físico, mas também psicossocial. Os temas, com foco na saúde do estudante, estão sendo abordados com profundidade envolvendo técnicos do campus, técnicos dos municípios de São Cristóvão, docentes e estudantes, numa linguagem objetiva e clara, sem barreiras", diz.

Atividades

05Foram efetuados testes rápidos, imunizações, avaliação física, além de fornecido atendimento psicossocial e promovidas rodas de conversa. As ações gratuitas tinham como público-alvo os estudantes, mas, devido ao sucesso, foram abertas à toda comunidade acadêmica.

Presenças

Compareceram à solenidade de abertura: Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão; Luciano Mendonça, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional; Adilene Passos, diretora de Atenção à Saúde; Maria Carla Bonfim, Maria Hilda e Thialla Andrade Carvalho, enfermeiras do Instituto.

registrado em: