Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Superior do IFS aprova regulamento para empréstimo dos tabletes
INCLUSÃO DIGITAL

Conselho Superior do IFS aprova regulamento para empréstimo dos tabletes

Criado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h11 | Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h11 | Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 11h12

Em breve, estudantes poderão participar de processo seletivo para empréstimo dos equipamentos usados no ensino remoto

Por Monique de Sá

A entrega dos tabletes para estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS) está cada vez mais próxima de acontecer. O Conselho Superior (CS) aprovou o regulamento que estabelece as diretrizes para empréstimo dos equipamentos tecnológicos, os chamados tabletes educacionais. A medida se dá em caráter emergencial, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, fazendo parte de uma das ações do Programa de Auxílio de Inclusão Digital do instituto.

O programa é voltado para o atendimento de estudantes matriculados em cursos presenciais, com o objetivo de que possam ter acesso aos meios que promovam a inclusão digital para realização das atividades escolares. O regulamento foi feito com base em normativas (leis, decretos e portarias) relacionadas à situação de calamidade pública, devido à Covid-19 e, consequentemente, ao Ensino Remoto Emergencial.

A diretora de Assistência Estudantil do IFS, Irinéia Rosa do Nascimento, ressalta que os principais aspectos a serem levados em consideração no documento pelo discente estão ligados à finalidade e à função da concessão de empréstimo do tablete educacional. “O estudante deverá ler o regulamento e estar ciente de todo o processo de concessão. Deve se atentar também para a finalidade do empréstimo do equipamento tecnológico, ou seja, para fins exclusivamente educacionais. Os tabletes têm a função de auxiliar no processo de aprendizagem do aluno, especialmente durante o regime de Ensino Remoto Emergencial”, destaca a diretora.

Poderão participar do processo seletivo para empréstimo dos tabletes estudantes que não possuam equipamentos tecnológicos para a realização das atividades acadêmicas. Para concorrer à seleção, o estudante deve obedecer a alguns requisitos como: estar matriculado em cursos da modalidade presencial e enviar as declarações constantes nos anexos do regulamento. A seleção e a classificação serão realizadas respeitando-se uma pontuação obtida através de critérios relacionados à renda familiar per capita e ao cadastro deferido no Programa de Assistência ao Educando (Praae).

Em breve, será lançado um edital com todas as etapas do processo. Assim que estiverem abertas as inscrições, os interessados deverão acessar o site: www.ifs.edu.br/ensinoremoto para preenchimento do formulário eletrônico. O estudante contemplado receberá o tablete sob a forma de empréstimo pelo período de um semestre, podendo este ser renovado por períodos subsequentes, conforme necessidade da instituição.

Trabalho articulado

O instituto, através de suas equipes de trabalho, vem atuando de maneira incansável para que haja celeridade no processo de inclusão digital do seu corpo discente e, com isso, o início das aulas em todos os campi nos cursos técnicos e superiores. “Estamos trabalhando incessantemente para que os estudantes tenham acesso aos tabletes, de forma segura, tomando as providências necessárias para a efetivação do processo, e visando oferecer aos nossos estudantes boas condições de desenvolvimento das atividades acadêmicas em regime de Ensino Remoto Emergencial”, conclui Irinéia.

registrado em: