Página inicial > Notícias do Aluno > Alunos do IFS vencem campeonato de Robótica em congresso nacional

Alunos do IFS vencem campeonato de Robótica em congresso nacional

Escrito por Administrador | Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2015, 10h59 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
foto3 10-08-2015Os estudantes Daniel Melo (3IELN), Ícaro Santana (3IELN), Gabriel Marques (4IELN), Davi Alves (4IELN) e Welerson Melo (4IELN), alunos dos cursos técnicos integrado em Eletrônica e Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, conquistaram a 1ª colocação na I Oficina de Robótica, realizada no XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, nos dias 21 e 22 de julho, em Recife. Os estudantes, que são vinculados ao convênio IFS/ Petrobrás, superaram graduandos e pós-graduandos, e foram os únicos que completaram com sucesso o desafio.

A oficina, uma das atividades do congresso organizado pela CIn/UFPE, teve como objetivo promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissionais da computação. "Nosso objetivo era fazer com que os participantes colocassem a mão na massa e desmistificassem ideias pré-concebidas sobre a robótica, além de contribuir para o desenvolvimento da internet das coisas e sua atuação na sociedade. Mostramos que era possível desenvolver robôs em benefício da sociedade e que podem ser utilizados no dia a dia das pessoas", diz César França, coordenador da oficina e pesquisador do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

foto2 10-08-2015Os alunos premiados foram desafiados a criar e programar um robô que realizasse um determinado percurso sem sair do caminho traçado, em apenas 01 dia. Os responsáveis pela oficina forneceram o material necessário para o desenvolvimento dos robôs por 10 equipes, cada uma composta por cinco alunos. A equipe do IFS foi a única formada por estudantes do ensino médio. Os grupos foram avaliados em quesitos como: o potencial criativo dos participantes em itens como design, tecnologia utilizada e conhecimento dos equipamentos empregados na construção do autômato.

Segundo o estudante Gabriel Marques, para superarem as outras equipes e atingirem o objetivo, eles programaram o robô com o algoritmo PID (Proporcional-Integral-Derivativo) e cálculos matemáticos, que permitiram ao robô saber onde estava no percurso, corrigir sua rota e seguir. O aluno Daniel Melo ressaltou a importância de participarem do Convênio Petrobrás, que disponibiliza os equipamentos e componentes necessários para aprofundar seu conhecimento e prepará-los para competições comofoto1 10-08-2015 essa.

A equipe, orientada pelos professores Nara Strappa e Edson Barbosa, já está desenvolvendo um novo robô para disputar a Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá de 28 de outubro à 01 de novembro, em Uberlândia. O novo robô será mais complexo e contará com sensor ultrassônico para percebe obstáculos, segundo o estudante Ícaro Santana.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=192