Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Jogos de Integração são abertos no Campus Aracaju

Jogos de Integração são abertos no Campus Aracaju

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 15h17 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN3165 800x600O clima de alegria tomou conta do público que compareceu na manhã desta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, ao ginásio de esportes Francisco Martins de Lima, do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, para acompanhar a abertura oficial de mais uma edição dos Jogos de Integração.

DSCN3141 b 800x600A competição reúne cerca de 400 alunos que disputam seis modalidades esportivas: futsal feminino, futsal masculino, vôlei misto, handebol misto, tênis de mesa e xadrez. Os jogos prosseguem até segunda-feira, dia 22.

A cerimônia de abertura teve início às 8h30 com a entrada dos atletas no ginásio de esportes. O desfile dos alunos aconteceu em clima de euforia. O evento foi aberto oficialmente pelo diretor geral do Campus Aracaju, Elber Gama Ribeiro, que destacou a importância dos jogos, que chega a sua quinta edição.

DSCN3168 b 800x600“É bastante gratificante participar da abertura desse evento porque, sobretudo, sou professor de Educação Física e o esporte move a minha vida. O esporte é uma ferramenta de socialização, ele permite esse momento de integração, que nenhuma outra atividade permite”, disse.

Em seu discurso, Elber Gama citou os ideais olímpicos e destacou que a concepção esportiva nasce na criação do espírito olímpico. “A competição deve prezar pela integração, é preciso competir com o outro e não contra o outro. Não estamos em uma arena de guerra, estamos em uma arena esportiva”, defendeu.

Esporte aliado à educação

DSCN3159 b 800x600Representando o reitor Ailton Ribeiro, o diretor de Pós-Graduação do IFS, José Espínola da Silva Júnior, destacou em seu pronunciamento a importância do esporte na formação do cidadão e defendeu o incentivo à prática esportiva nas escolas.

O coordenador de Educação Física, Álvaro Fontes da Silva Neto, ressaltou o apoio da Reitoria, Direção Geral do Campus Aracaju e de todos os professores de Educação Física que somaram esforços para organizar e realizar os jogos, após a greve dos servidores do IFS em novembro de 2015. “Que os alunos utilizem o esporte como instrumento de crescimento pessoal e coletivo”, recomendou Álvaro.

DSCN3157 b 800x600O evento contou com a presença da diretora de Ensino do Campus Aracaju, Elze Kelly Barbosa Vieira; gerente de Ensino Técnico, Adalgisa Mendonça Mota, e do gerente de Apoio ao Ensino, Oswaldo Mendonça. A solenidade reuniu ainda estudantes, professores e coordenadores de cursos e áreas.

Competições já começaram

Após os discursos, vieram as cerimônias de juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica. O aluno do 3º ano integrado do Curso de Eletrotécnica, atleta de Voleibol do IFS Campus Aracaju, Thiago de Almeida Moreira, fez o juramento. Já a aluna do 2º ano do Curso de Edificações, atleta de Tênis de Mesa e Futsal, Sophia Nayara Batista, acendeu a pira olímpica.

DSCN3163 b 800x600Nesse primeiro dia, foram realizados os jogos de Vôlei e Handebol misto. A entrada é gratuita, para quem quiser assistir, e as competições acontecem nos turnos da manhã e tarde. Os jogos prosseguem nessa sexta-feira (19), sábado e segunda-feira, dia 22, com as finais de cada modalidade.

O evento é organizado anualmente pela Coordenadoria de Educação Física e tem como objetivo oportunizar a integração e o relacionamento social entre docentes, alunos dos cursos médios integrados, técnico-administrativos e familiares por meio da participação em uma competição esportiva de cunho educativo.

DSCN3158 b 800x600 DSCN3147 c 800x600
DSCN3137 b 800x600 DSCN3202 b 800x600