Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju está com inscrições abertas para aulas de capoeira

Campus Aracaju está com inscrições abertas para aulas de capoeira

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 07 de Abril de 2015, 17h34 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

iStock 000043071380 Double bO Projeto Capoeira, Educação e Cidadania, coordenado pelo professor do Instituto Federal de Sergipe, Luiz Carlos Vieira Tavares, o mestre Lucas, está ofertando aulas gratuitas de capoeira para a comunidade interna e externa. O único pré-requisito é a inscrição que está sendo realizada na sala da Coordenadoria de Educação Física do IFS Campus Aracaju, no horário das 8 h às 11 h e das 14 às 17 h. Estão disponíveis 50 vagas.

As aulas acontecerão aos sábados, das 14 h às 17 h, no ginásio de esportes do IFS Campus Aracaju. O projeto Capoeira, Educação e Cidadania será lançado oficialmente no próximo sábado, dia 11 de abril, ás 14 h, com um aulão de capoeira aberto ao público. Para participar, basta comparecer ao evento com um traje básico (calça moletom e camiseta).

DSCN1345 bDe acordo com o professor Luiz Carlos, as atividades incluem aulas de capoeira, Maculelê, Samba de Roda e Puxada de Rede, objetivando formar um grupo folclórico permanente do IFS Campus Aracaju, além de fortalecer o trabalho de extensão com a comunidade. O professor do IFS Alvino Argolo também integra o projeto.

“A proposta é assegurar o desenvolvimento de ações culturais, esportivas, recreativas de lazer, e educacionais, com vistas à promoção social, estabelecendo a criação de uma atmosfera ideal a propagação de conceitos e práticas cidadãs, na busca do desenvolvimento integral do participante”, explica mestre Lucas. O projeto será desenvolvido com base nos princípios do Programa Esporte Solidário.

Mestre Lucas é doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília – UCB e coordena o Grupo Molas de Capoeira há 38 anos. Para o diretor-geral do Campus Aracaju Elber Gama o projeto que tem a capoeira como cerne é de uma riqueza sem precedentes, pois além de auxiliar na formação integral do cidadão, também atua diretamente sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor de quem a pratica.

“Não diferente, a propositura folclórica do projeto reveste-se da caracterização multifacetada da capoeira, perpassando pela cultura, música, dança, esporte, luta, educação, lazer e filosofia de vida, o que decerto trará um ganho significativo para a comunidade acadêmica”, afirma professor Elber.