Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Evento cultural é sucesso de público no Campus Aracaju

Evento cultural é sucesso de público no Campus Aracaju

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47 | Publicado: Terça, 31 de Março de 2015, 08h53 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h47

DSCN1417 b 700pxApós dois dias de programação diversificada e muitas atividades, o Arte IFS chegou ao fim no último sábado, dia 28, em clima de integração entre professores, alunos e convidados. Dezenas de pessoas passaram pelo espaço Leyda Regis para acompanhar as produções artísticas e culturais.

Na edição desse ano, intitulada Visitando o Imaginário Sergipano, o evento homenageou Clemilda, Rogério e Araripe Coutinho, falecidos ano passado. A trajetória dos artistas foi tema de debate, que contou com a participação de familiares dos homenageados.

Bolsa Arte e Cultura

DSCN1379 b 700pxO Arte IFS foi aberto na tarde de sexta-feira (27) pelo diretor-geral do Campus Aracaju. Após ressaltar que os eventos culturais assumem um papel de grande importância na identidade social do cidadão, professor Elber Gama anunciou a implantação da Bolsa Arte e Cultura a partir do primeiro semestre do ano letivo de 2015.

“No próximo edital do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando – PRAAE ofertaremos a Bolsa Arte e Cultura para todos os alunos”, assegurou. Para o diretor-geral as produções artísticas e culturais devem efetivamente contribuir para a formação crítica, reflexiva e emancipada do cidadão.

Celebrando a cultura sergipana

O evento é organizado anualmente pela Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais do Campus Aracaju, e contou com o apoio da Gerência de Apoio e Inclusão e Grêmio Estudantil 28 de Março. A professora Daniele Barbosa de Souza Almeida, coordenadora da CCHS, afirma que promover um evento para celebrar a cultura sergipana é a realização de um sonho.

“Quando eu era estudante do curso de Letras, sentia falta de ver representações sobre Sergipe. Organizar um evento para celebrar a cultura sergipana é a realização de um sonho, é algo que eu sempre busquei. A cultura sergipana é tão rica e linda, e pouco conhecemos”, declarou.

DSCN1405 b 700px  DSCN1499 b 700px  DSCN1562 b 700px

Interação

A presidente do Grêmio Estudantil 28 de março, Vitória Bispo, parabenizou a Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais pela promoção do evento. “A arte e o esporte ajudam no desenvolvimento do aluno. Estudamos em uma instituição que exige muita dedicação aos estudos, então as produções culturais são atividades acadêmicas mais alegres e interativas”, avalia.

Um grupo da tribo Kariri Xocó, da região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, esteve pela primeira vez no IFS- Campus Aracaju para divulgar a cultura indígena, através de uma exposição de artesanato.

“É uma oportunidade para apresentar nossos cantos, danças, pintura corporal, objetos patrimoniais, com o objetivo de permitir que as pessoas, principalmente os jovens estudantes, reconheçam em nós, índios, as raízes mais ancestrais da cultura brasileira. Através de um contato ao vivo conosco, esperamos esclarecer dúvidas, passar informações verdadeiras sobre a cultura indígena e promover uma interação que transcenda o preconceito”, explicou o índio Kauram.

DSCN1428 b 700px DSCN1519 b 700px  DSCN1484 700px
 DSCN1512 700px  DSCN1462 700px DSCN1555 b 700px