Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância realiza observação astronômica

Campus Estância realiza observação astronômica

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 06 de Março de 2015, 09h38 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36

Obs mansegServidores e alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância participaram de uma sessão de observação astronômica na noite da última terça-feira, dia 03, no terreno ao fundo do bloco D. A atividade foi idealizada e coordenada pelo assistente de aluno e geógrafo Guthierre Ferreira, que é um estudioso da área de astronomia e disponibilizou seu telescópio para a comunidade acadêmica.

Estima-se que cerca de 100 pessoas passaram pelo telescópio nas quatro horas de observação, no período das 17h30 às 21h30. Foi possível observar a lua, Júpiter e quatro das suas luas (Calixto, Ganimedes, Europa e Io), algumas constelações, como Órion, e a estrela Sirius, que é uma das mais brilhantes no céu noturno. Os participantes puderam fazer perguntas e obter mais informações sobre os planetas, os astros e o sistema solar.

Obs gutiA primeira observação astronômica do Campus Estância integra um projeto maior, o AstroIFS, que acaba de ser concluído e será submetido ao edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) destinado aos técnicos administrativos. A proposta é realizar observações quinzenais, incluindo sessões voltadas só para os alunos e outras específicas para a comunidade do entorno; palestras, oficinas, a construção do sistema solar em 3D, assim como de foguetes e de espectógrafos (equipamento que ajuda a entender os espectros de luz emitidos pelos astros).

Guthierre Ferreira se inspirou num projeto semelhante realizado pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL). Como base nessa experiência e nos conhecimentos adquiridos como autodidata, a ideia é buscar o apoio da Sociedade de Astronomia de Sergipe, que já sinalizou o interesse em firmar parceria oferecendo recursos humanos e materiais, e implantar o Clube de Astronomia do IFS – Campus Estância, com o objetivo de formar pessoas comprometidas em difundir a observação astronômica pelo município.

O idealizador do evento ficou impressionado com a adesão do público e na última quarta, dia 4, participou de uma comissão que foi nas escolas do entorno para divulgar não só a observação astronômica, como também outras atividades de extensão realizadas no campus, a exemplo do Show de Talentos. “Nessa observação inicial foi possível perceber que existe uma demanda grande de divulgação científica em Estância e a astronomia entra como parte disso. As pessoas têm interesse em conhecer mais sobre os astros e saber o que o há no universo”, ressaltou.

Público

Quem estava no campus durante a atividade ficou encantado com o que viu. “Ficamos todos radiantes e aprendemos muita coisa sobre o sol, Júpiter e as Três Marias, que na verdade é o Cinturão de Órion. Foi uma experiência muito interessante, digna de dar inveja aos estudantes de outras instituições que não têm a oportunidade de observar o espaço”, comemorou Júlia Robert Matos Santos, contínua da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e estudante do curso de Edificações.

Obs Rudival  Obs obslua lua

A coordenadora da Biblioteca Gilberto Amado, Patrícia da Silva Santos, considerou a iniciativa de suma importância para estimular o interesse pelo conhecimento científico e promover a integração no campus. “As pessoas que participaram se empolgaram e se envolveram bastante. Não é sempre que temos a possibilidade de participar de uma observação astronômica e foi muito estimulante não só para os professores e alunos, como também para os técnicos administrativos”, afirmou.

Para o gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, é muito importante a valorização dos conhecimentos de cada membro da equipe para alavancar ainda mais o desenvolvimento do instituto. “Ressalto o trabalho de Guthierre Ferreira, que fez o evento acontecer. Os estudantes e servidores ficaram muito entusiasmados com a oportunidade de conhecer um telescópio e voltaram seus olhos para o que não pode ser visto no seu dia-a-dia com tanta nitidez. Atividades como essa são muito importantes para a integração do grupo”, destacou.