Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Estudantes de Estância apresentam demanda de ampliação de cursos na cidade
NOVOS CURSOS

Estudantes de Estância apresentam demanda de ampliação de cursos na cidade

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Terça, 28 de Março de 2017, 10h25 | Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 10h25 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 17h58

Reunião aconteceu nesta segunda-feira, 27, e contou com a presença do senador Eduardo Amorim.

DSC 0796A oferta de novos cursos, tanto técnicos quanto de graduação, foi a principal demanda apresentada por estudantes de Estância ao reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira. Eles estiveram reunidos, juntamente com o senador Eduardo Amorim, na manhã desta segunda-feira, 27, no gabinete da Reitoria.

Segundo os estudantes, há uma demanda por novos cursos no município, especialmente para ampliar a empregabilidade dos jovens de Estância, de acordo com a vocação da região. Alguns dos cursos pleiteados foram os de Engenharia Elétrica e licenciaturas, além de técnicos, como o de Música.

DSC 0820Na ocasião, o reitor ficou bastante alegre em receber as demandas do município diretamente dos principais interessados, os jovens estancianos. “Estou muito feliz em ver vocês lutando pela educação, especialmente com a presença do senador Eduardo Amorim, que se preocupa com a educação e sempre nos apoiou em nossos pleitos em Brasília”, diz.

O professor Ailton, entretanto, explicou quais são os principais entraves atuais para a ampliação da oferta de cursos. “Estamos com algumas dificuldades, não apenas no Campus Estância, mas em Itabaiana e Socorro, por exemplo, referentes a questões orçamentárias. O senador Amorim já se prontificou a ir até o ministro da Educação mais uma vez, agora com a força do apoio popular, apresentar nossas demandas e pleitear a liberação desses recursos”, esclarece o reitor.

Agradecimentos

DSC 0845O senador Eduardo Amorim agradeceu a presteza do reitor e sua equipe em receber os estudantes de Estância imediatamente após a solicitação de reunião e ressaltou a importância do atendimento às demandas. “A região sul é a segunda mais populosa de Sergipe, fica atrás apenas da capital. A cidade de Estância, em especial, tem uma vocação industrial muito forte, precisa de mão-de-obra qualificada, e para isso o IFS é o principal caminho”, assegura o parlamentar.

Carlos Menezes de Souza Júnior, pedagogo do IFS e, atualmente, secretário de Cultura em Estância, também enfatizou a sua satisfação em participar da reunião. “Fazer parte de um momento como esse me enche de esperança, ver a nossa comunidade apresentando suas demandas, em busca das mudanças que este país precisa. Estância é muito grata ao IFS, agradeço em novo do povo da nossa cidade”, diz.

DSC 0854Quem também esteve presente na reunião foi a diretora geral do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo. “Nosso objetivo é fazer com que o IFS seja uma instituição referenciada na região sul sergipana e que possa formar cada vez mais cidadãos”, reforça. Na ocasião, ela também apresentou ao senador Eduardo Amorim a demanda da construção de um ginásio de esportes no campus, recebendo retorno positivo do parlamentar quanto à apresentação do pleito em Brasília.

Encaminhamentos

O reitor do IFS dDSC 0860eixou claro aos presentes que, antes de oferecer novos cursos no Campus Estância, é preciso realizar um estudo detalhado de aspectos econômicos e sociais da região. Segundo o professor Ailton, será elaborado, no prazo de 60 dias, um projeto em conjunto com o Núcleo de Análises Econômicas (NAEC) do IFS, a direção geral do Campus Estância, a Prefeitura Municipal de Estância e as associações que representam os estudantes estancianos.

Após a fase de elaboração, o projeto será apresentado em reunião na Reitoria, já agendada para o final do mês de maio. Finalizadas todas essas etapas, o senador Eduardo Amorim e o reitor do IFS irão apresentar as demandas do IFS ao ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília.