Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Estudantes de Estância apresentam demanda de ampliação de cursos na cidade
Início do conteúdo da página
NOVOS CURSOS

Estudantes de Estância apresentam demanda de ampliação de cursos na cidade

Escrito por NAJARA LIMA | Criado: Terça, 28 de Março de 2017, 10h25 | Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 10h25 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 17h58

Reunião aconteceu nesta segunda-feira, 27, e contou com a presença do senador Eduardo Amorim.

DSC 0796A oferta de novos cursos, tanto técnicos quanto de graduação, foi a principal demanda apresentada por estudantes de Estância ao reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira. Eles estiveram reunidos, juntamente com o senador Eduardo Amorim, na manhã desta segunda-feira, 27, no gabinete da Reitoria.

Segundo os estudantes, há uma demanda por novos cursos no município, especialmente para ampliar a empregabilidade dos jovens de Estância, de acordo com a vocação da região. Alguns dos cursos pleiteados foram os de Engenharia Elétrica e licenciaturas, além de técnicos, como o de Música.

DSC 0820Na ocasião, o reitor ficou bastante alegre em receber as demandas do município diretamente dos principais interessados, os jovens estancianos. “Estou muito feliz em ver vocês lutando pela educação, especialmente com a presença do senador Eduardo Amorim, que se preocupa com a educação e sempre nos apoiou em nossos pleitos em Brasília”, diz.

O professor Ailton, entretanto, explicou quais são os principais entraves atuais para a ampliação da oferta de cursos. “Estamos com algumas dificuldades, não apenas no Campus Estância, mas em Itabaiana e Socorro, por exemplo, referentes a questões orçamentárias. O senador Amorim já se prontificou a ir até o ministro da Educação mais uma vez, agora com a força do apoio popular, apresentar nossas demandas e pleitear a liberação desses recursos”, esclarece o reitor.

Agradecimentos

DSC 0845O senador Eduardo Amorim agradeceu a presteza do reitor e sua equipe em receber os estudantes de Estância imediatamente após a solicitação de reunião e ressaltou a importância do atendimento às demandas. “A região sul é a segunda mais populosa de Sergipe, fica atrás apenas da capital. A cidade de Estância, em especial, tem uma vocação industrial muito forte, precisa de mão-de-obra qualificada, e para isso o IFS é o principal caminho”, assegura o parlamentar.

Carlos Menezes de Souza Júnior, pedagogo do IFS e, atualmente, secretário de Cultura em Estância, também enfatizou a sua satisfação em participar da reunião. “Fazer parte de um momento como esse me enche de esperança, ver a nossa comunidade apresentando suas demandas, em busca das mudanças que este país precisa. Estância é muito grata ao IFS, agradeço em novo do povo da nossa cidade”, diz.

DSC 0854Quem também esteve presente na reunião foi a diretora geral do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo. “Nosso objetivo é fazer com que o IFS seja uma instituição referenciada na região sul sergipana e que possa formar cada vez mais cidadãos”, reforça. Na ocasião, ela também apresentou ao senador Eduardo Amorim a demanda da construção de um ginásio de esportes no campus, recebendo retorno positivo do parlamentar quanto à apresentação do pleito em Brasília.

Encaminhamentos

O reitor do IFS dDSC 0860eixou claro aos presentes que, antes de oferecer novos cursos no Campus Estância, é preciso realizar um estudo detalhado de aspectos econômicos e sociais da região. Segundo o professor Ailton, será elaborado, no prazo de 60 dias, um projeto em conjunto com o Núcleo de Análises Econômicas (NAEC) do IFS, a direção geral do Campus Estância, a Prefeitura Municipal de Estância e as associações que representam os estudantes estancianos.

Após a fase de elaboração, o projeto será apresentado em reunião na Reitoria, já agendada para o final do mês de maio. Finalizadas todas essas etapas, o senador Eduardo Amorim e o reitor do IFS irão apresentar as demandas do IFS ao ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57