Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos prestam consultoria júnior de marketing para empresas de Itabaiana
APROXIMAÇÃO

Alunos prestam consultoria júnior de marketing para empresas de Itabaiana

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 09h28 | Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 09h28 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017, 10h10

Atividade fez parte da disciplina Marketing e Comercialização Rural e teve como proposta a aplicação do conhecimento visto em sala

1Os estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado em Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana aplicaram os conhecimentos adquiridos durante as aulas da disciplina Marketing e Comercialização Rural: eles realizaram um diagnóstico de quatro empresas do município e, com base nas informações coletadas, elaboraram planos de marketing. Na última sexta, 3, os alunos promoveram um Café-Palestra, no qual se reuniram com os empresários e apresentaram as propostas de negócio.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Café-Palestra deu oportunidade de os alunos se aproximarem da realidade empresarial através de uma atividade que assemelha a uma consultoria. As empresas contempladas foram a Bio Ervas, Aspoagre, Posto Parada da Serra e Zeus Automação Comercial. Em 2016, foram elaborados planos de marketing para a Nutrimentos Lumajo, a Somma Produtos Agrícolas e a Cooperativa de Beneficiamento da Castanha do Povoado Carrilho (Coobec).

dianaA disciplina Marketing e Comercialização Rural e a proposta de aplicação prática do conhecimento visto em sala foram conduzidas pela professora Diana Amado de Menezes. O trabalho foi iniciado com a concepção do projeto pedagógico do curso e a transmissão aos discentes da teoria necessária à execução da tarefa. Depois teve início o processo de visitas técnicas às empresas e a realização de pesquisas mercadológicas. Após a coleta das informações dos clientes em campo, os estudantes elaboraram os seus respectivos planos de marketing.

A professora Diana Amado parabeniza os alunos pela condução exemplar das atividades e também as empresas que abriram as portas para o IFS. “Isso ratifica o nosso papel social enquanto instituição de educação voltada ao trabalho profissional e o quanto podemos desenvolver projetos que gerem empregabilidade aos nossos alunos", ressalta Diana.

Aprovação

2O empresário Josimá Fernandes de Medeiros, da Zeus Automação Comercial, gostou da iniciativa dos alunos do IFS e cumprimenta a equipe por ter feito um diagnóstico correto da empresa. “Ficamos muito satisfeitos e vamos apresentar a nossa equipe de colaboradores o plano e os resultados da pesquisa realizada”. Opinião semelhante teve Josimeire Menezes, da Bio Ervas: “Queremos parabenizar a diretoria do IFS, a coordenação, em especial a orientadora Diana Amado de Menezes, e os alunos que abrilhantaram o evento”.

David Nascimento Farias, aluno do 3º ano do curso integrado em Agronegócio, considerou o evento um dos mais importantes para a formação técnica e profissional. “Colocamos em prática tudo o que estudamos e apresentamos o resultado às empresas. Conciliar a teoria com a prática é essencial na formação técnica”, aponta o estudante.

Participaram do evento o chefe de gabinete, Gilvan Cavalcante, representando o diretor geral do Campus Itabaiana, José Rocha Filho;Polânia Pelc, da Gerência de Ensino; e o professor Janisson Fernandes, da coordenação de Ciência Humanas e Sociais.