Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Homenagem a aposentados é realizada com promoção da cultura dos festejos juninos
FORRÓ DO REENCONTRO

Criado: Terça, 25 de Junho de 2024, 11h20 | Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 11h56 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 13h01

Servidores da reitoria também festejaram com comidas típicas, forró pé de serra e apresentações culturais

Forro do reencontro 1Com a animação de trio pé de serra, decoração temática, comidas típicas, homenagens e apresentações culturais, o Instituto Federal de Sergipe realizou na última sexta-feira, dia 21, o Forró do Reencontro para homenagear os aposentados entre junho de 2023 e junho de 2024, além de celebrar os festejos juninos com aposentados, servidores da ativa e funcionários terceirizados. Promovida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a celebração faz parte do Projeto Vida Nova, que visa acolher servidores em fase de aposentadoria.

Forro do reencontro 2Para a reitora do IFS, Ruth Sales, o Forró do Reencontro foi um momento de descontração e celebração. “É uma mensagem de alegria e emoção, demonstrando a importância desses senhores e senhoras que construíram o que estamos usufruindo hoje. E demonstra que o instituto não é só um local de trabalho, mas é um local que constrói histórias de educação de vida. Estou muito feliz, vibrando por este espaço e eu espero que seja o primeiro de vários”, comemora.

Forro do reencontro 3Esta é o segundo ano em que o IFS promove homenagem a servidores que se aposentaram ao longo do ano anterior, sendo o primeiro em que é realizado com a temática dos festejos juninos. “Um dos eventos do projeto Vida Nova é realizado em junho, quando se comemora o dia do aposentado público, e a proposta é construir uma ambiência do reencontro. Na primeira edição, promovemos um evento com base em palestras e músicas populares. Neste segundo, surgiu a ideia do Forró do Reencontro, com a entrega de uma placa simbólica para os aposentados do último ano. Uma forma do IFS demonstrar o quão é grato por todo o legado, por toda a história construída por estes que nos entregaram o cenário atual”, destaca Carlos Menezes de Souza Júnior, pró-reitor de Gestão de Pessoas.

Forro do reencontro 4Débora Medeiros, presidente da Comissão de Organização do Forró do Reencontro e servidora da Progep, destaca a dedicação e o comprometimento de todos os que auxiliaram na realização do evento e o significado dele. “Trabalhamos com muito carinho e comprometimento já que se trata de trazer promover um espaço acolhedor e homenagear os que estão na inativa. Aproveitamos a época dos festejos juninos para promover a cultura e a tradição desta época, com música, decoração, dança e comidas típicas, inclusive com uma parte do cardápio adaptada, sem sal e sem açúcar para quem possui restrições a estes ingredientes”, explica.

Homenageados

Forro do reencontro 7Durante a celebração, foi entregue uma placa de reverência, respeito e gratidão a nove servidores do IFS que se aposentaram entre junho de 2023 e 2024. Foi um momento de emoção e carinho entre servidores da ativa e aposentados. Entre os homenageados está Acácia Maria Santana, técnica administrativa que passou para a inativa em setembro de 2023 e faz questão de lembrar dos amigos que fez ao longo de sua trajetória no IFS.

Forro do reencontro 8“Foram 32 anos de muita dedicação e a principal conquista é que fiz não colegas de trabalho, mas grandes amigos. Esse momento, de reencontro, é de grande importância para revivermos tudo, principalmente os que já se aposentaram há mais tempo e encontrar os amigos”, afirma. Além de ter contribuído para o IFS a partir de 1991, com experiência quando a instituição ainda era Cefet, Acácia foi também aluna entre os anos de 1979 e 1981.

O professor Wellington Vilar lecionou geografia na instituição por mais de 30 anos, se tornando uma figura conhecida e cativa entre alunos e colegas do IFS, se aposentou em 2023 e esteve entre os homenageados do evento. “o Forró do Reencontro é uma iniciativa extraordinária. Sou de uma época que não se fazia homenagem às pessoas que se apresentavam. E que bom que agora temos a política de homenagear aquelas pessoas que passaram uma vida pela instituição, de celebrar a memória do IFS. É muito gratificante. Além de rever os colegas, a alegria do abraço, do encontro, de rever os colegas, comida boa, energia boa, é esse momento da gente se rever que eu acho muito importante: encontrar pessoas desde a escola técnica até que se aposentaram mais recentemente, como é o meu caso.

Forro do reencontro 10Além da entrega das placas, o Forró do Reencontro proporcionou música com autêntico forró pelo trio pé de serra Flor de Cactos, além do momento de declamação pela Rainha do Cordel Sergipano, Maria Salete da Costa, além da apresentação do grupo Batucada dos Amigos, todos do município de Estância.

Projeto Vida Nova

Forro do reencontro 9Acolher o servidor em fase de aposentadoria é uma necessidade. Nesse sentido, surge o Projeto Vida Nova, que traz ações simples, com um toque de cuidado e zelo, para que os nossos servidores consigam perceber que a nossa instituição reconhece a sua importância e a relevância dos seus serviços prestados para a transformação da sociedade, da nossa comunidade. Além de mostrar algumas possibilidades para a vida nova vindoura, e novas formas de continuar contribuindo com a razão de ser do nosso instituto.

Além do momento de homenagem aos que se aposentaram ao longo do ano anterior, o projeto engloba outras ações, entre elas a chamada pública da Editora IFS para proporcionar aos aposentados a possibilidade de organização de livros digitais, construindo a memória do instituto em determinados recortes temporais. Também está sendo organizado um coral do Instituto Federal de Sergipe, formado por servidores da inativa, entre outras iniciativas para incluir e melhor orientar aqueles que já passaram ou estão passando pela aposentadoria.