Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > MEC credencia IFS para oferta de cursos superiores na modalidade EaD
EXPANSÃO DE SABERES

MEC credencia IFS para oferta de cursos superiores na modalidade EaD

Escrito por MONIQUE DE SA TAVARES VIARD | Criado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 17h48 | Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 17h48 | Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2024, 18h01

Em breve, o IFS lançara editais de cursos a distância para toda a comunidade acadêmica

DEAD IFS Cursos superiores EADA democratização do acesso ao ensino superior é um dos pilares de atuação do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Neste sentido, a Pró-reitoria de Ensino (Proen), através do Departamento de Educação a Distância (DEAD), recebeu do Ministério da Educação (MEC), nesta quarta, 17, a aprovação da oferta de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Com a decisão do MEC, ainda neste ano, o IFS ofertará à sua comunidade acadêmica o primeiro curso de Pós-graduação em Docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fruto de uma parceria estratégica da instituição com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

valeri a eventoSegundo a chefe do DEAD, a professora Valéria Oliveira, a pós-graduação em Docência na EPT é bastante aguardada pela comunidade, já que proporcionará formação pedagógica para bacharéis, como também tecnólogos, que atuam ou que pretendem atuar na EPT. “Será também uma excelente oportunidade para servidores e servidoras do IFS e para aqueles que serão contratados após o concurso público que se encontra em andamento”, ressalta.

O Pró-reitor de Ensino, professor Alysson Barreto, destaca que esse credenciamento se soma a outros avanços conquistados durante este ano de 2024, como o próprio credenciamento à UAB, que já era uma busca institucional desde o ano de 2018.

alysson pró reitor“Dessa forma, a EAD do IFS vai ganhando condições de se consolidar e ampliar suas ofertas, atendendo uma demanda existente no Brasil e oportunizando o acesso à formação técnica profissional de qualidade oferecida pelos Institutos Federais, para aqueles que não conseguem estar frequentando presencialmente nossos cursos”, explica o pró-reitor.

Protagonismo estudantil

Flexibilidade, autonomia e rompimento de barreiras. Essas são algumas expressões que resumem a modalidade de Educação a Distância, a qual permite que o estudante seja protagonista no processo de ensino-aprendizagem ao dar liberdade e meios para que ele faça sua vida acadêmica de acordo com sua realidade e tempo disponível.

Dados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que entre os anos de 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores na modalidade EaD aumentou em 474% - o que possibilitou o alcance do ensino superior em todo o território nacional.

Valéria reforça que essa conquista do IFS representa a expansão da Educação a Distância e fortalece a qualidade da educação pública que agora pode ser levada para todo o estado. “Em breve, mais novidades, atualizações e ofertas de cursos, através do lançamento de editais”, diz.